Cidades

Caiado defende educação em encontro com prefeitos do Nordeste

Publicado

em


O governador Ronaldo Caiado recebeu, nesta segunda-feira (21/06), em Goiânia, representantes de 13 municípios do Nordeste goiano para o Encontro de Prestação de Contas da Educação e de Suporte Técnico às Secretarias Municipais. A região recebeu mais de R$ 22 milhões em investimentos.

Os recursos são direcionados, entre várias frentes de atuação, à qualificação estrutural das escolas, viabilizada por projetos para reformas e aquisição de equipamentos, distribuição de material escolar e kits de uniformes, o que inclui tênis para todos os alunos.

O evento faz parte do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), módulo Plano de Ações Articuladas (PAR). A iniciativa compõe série de reuniões que visa prestar assessoramento a todos os municípios goianos e também promover prestação de contas dos investimentos realizados pelo Governo de Goiás na área educacional.

No último dia 20 de maio, o governador apresentou os resultados conquistados na Região do Entorno do Distrito Federal, que recebeu R$ 63 milhões em recursos.

“Que a educação seja uma linha contínua e ascendente. Avançamos em todos os níveis de parcerias”, declarou Caiado ao pontuar que a iniciativa “quebra toda barreira entre Estado e municípios”. Para ele, o “entrosamento” entre as esferas da administração pública é o caminho para alcançar o benefício direto aos estudantes. “O processo educacional tem que vir de mãos dadas com os prefeitos e prefeitas do Estado de Goiás. Temos que trabalhar de forma conjunta”, defendeu o governador.

Ao falar sobre os objetivos dos encontros regionais e a programação que se estendeu durante toda a manhã, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, reiterou o propósito de parceria com os municípios. “Mostramos a disposição de trabalhar e caminhar juntos para melhorar o sistema de ensino em todo o Estado”, declarou.

Diálogo
Durante a reunião, os dados que refletem o esforço para qualificar a educação foram apresentados aos prefeitos, secretários municipais de educação e representantes das Câmaras Municipais dos seguintes municípios participantes: Alvorada do Norte, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Divinópolis, Guarani de Goiás, Mambaí, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, Posse, Simolândia, Sítio D’Abadia e Teresina de Goiás.

Para o prefeito de Gameleira de Goiás, Wilson Tavares, a oportunidade de diálogo contribui para o fortalecimento das gestões municipais. “Parabéns por estes encontros regionais que nos fortalecem. É momento de compartilharmos experiências, dificuldades, alegrias e conquistas”, destacou. Já o prefeito de Goianira, Carlão da Fox, que esteve no evento representando a Associação Goiana dos Municípios (AGM), enalteceu o trabalho realizado na Educação. “A equipe da Seduc abrilhanta o nosso Estado de Goiás”, elogiou.

O secretário da Retomada, César Moura, aproveitou a presença dos gestores presentes para divulgar o programa Mais Empregos, uma iniciativa do Governo de Goiás que conecta empresas com vagas disponíveis aos trabalhadores em busca de oportunidades. “É um espaço para nossa população entrar desempregada e sair empregada e empreendedora”, sintetizou.

O governador foi recebido no local do evento pelo artista visual Mucio Nunes, autor do painel em grafite instalado na sede da Seduc, em Goiânia. A obra é uma homenagem à atuação dos profissionais de saúde durante o período da pandemia. “Estão exauridos de ver pessoas morrendo”, explicou, ao detalhar os elementos da obra. Aproveitou a presença do governador para agradecer a “receptividade” em relação ao seu trabalho. “Sou imensamente grato”, declarou.

Ações Articuladas
A reunião também tirou dúvidas dos representantes municipais sobre o Simec/PAR, disponibilizado pelo governo federal e que subsidia as ações do Plano de Ações Articuladas (PAR). Na ocasião, técnicos educacionais apresentaram o portal operacional, suas funcionalidades e serviços. O objetivo é que a prestação de contas e acesso à plataforma seja viabilizada em todas as regiões do Estado.

Entre as perspectivas para fortalecimento das ferramentas de gestão, está o lançamento, nos próximos dias, do programa Seduc Regulariza, uma parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE). A proposta é intensificar o apoio aos gestores municipais nas ações de prestação de contas pendentes.

Foto: Júnior Guimarães

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA