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Caesb faz desassoreamento na Barragem do Torto

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A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realizou o desassoreamento  (dragagem) do canal de aproximação do vertedouro da Barragem do Torto. A ação melhorou a capacidade de vazão do sistema extravasor de cheias, ampliando a segurança operacional da barragem.

Foram retirados aproximadamente 2.606 m3 de sedimentos e de vegetação sobre o espelho d’água, no canal de aproximação do vertedouro. Esses sedimentos estavam dificultando o escoamento da água prevista para passar pelo vertedouro, aumentando o nível de água no reservatório, o que poderia afetar a segurança da estrutura da barragem.

Desde a identificação do problema, a Caesb buscou soluções para a retirada da vegetação e o desassoreamento do canal de aproximação do vertedouro. Diferentes áreas da Companhia, como a de meio ambiente e recursos hídricos, de produção de água, de segurança de barragens, de manutenção industrial e de logística foram mobilizadas e delinearam estratégias para desassorear o canal de aproximação do vertedouro.

Foram retirados aproximadamente 2.606 m3 de sedimentos e de vegetação sobre o espelho d’água, no canal de aproximação do vertedouro. Esses sedimentos estavam dificultando o escoamento da água | Foto: Fábio Albernaz/Caesb

Externamente, a Empresa manteve contato com o Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), gestor do Parque Nacional de Brasília (PNB), o que culminou com a obtenção de Autorização para a realização dos serviços de desassoreamento.

Foram definidos, também, o local para a disposição do material retirado do reservatório, a realização dos serviços no período de estiagem e a adoção de medidas de controle para a mitigação dos impactos ambientais.  O material retirado foi caracterizado como uma mistura de solo e vegetação, que foi depositado em uma área degradada por processo de exploração de cascalho localizada nas proximidades da Estação Elevatória de Água do Torto.

Os serviços foram executados pela Gerência de Manutenção Civil – PMIC e tiveram duração de seis semanas. Para o gerente de Gestão Ambiental Corporativa da Caesb, Flávio Santos Gonçalves, a interação entre as diferentes áreas da Companhia foi essencial para o sucesso do serviço. “Optou-se pela execução do desassoreamento por etapas, de forma a manter o abastecimento de água da população e minimizar gradativamente os riscos à estrutura e ambientais”, explica.

Flávio Santos também enfatiza que a segurança das barragens operadas pela Caesb é continuamente monitorada por meio de inspeções periódicas nestas estruturas. “Ações são realizadas para o atendimento da legislação referente ao tema, como a Lei nº12.334/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens”, conclui o gerente.

Barragem do torto

A Captação do Torto foi construída em 1959, durante a construção de Brasília. Ela é integrante dos três mananciais que possuem água tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Brasília: Torto, Santa Maria e Bananal. A ETA Brasília é responsável pela produção de aproximadamente 25% da água tratada no DF.

Do volume tratado pela ETA Brasília em 2020, a participação da captação do Torto foi de 50%. A vazão média captada no local, em 2020, foi de 1.100 L/s.  Com uma área aproximada de 18,3 hectares, é composta por uma barragem de terra, um sistema de extravasor de cheias (vertedouro), um descarregador de fundo e uma tomada d’água, de captação de água bruta. Localiza-se no interior do PNB.

* Com informações da Caesb

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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