Cidades

Bombeiros goianos vão auxiliar nos resgates às vítimas em Petrópolis, RJ

Publicado

em


As equipes são compostas por quatro militares goianos, da 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM), de Anápolis e três cães farejadores. Para a ação, serão deslocados também uma viatura e o avião do CBMGO (Foto: SSP-GO)

Por determinação do governador Ronaldo Caiado, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) envia, nesta sexta-feira (18), três equipes com cães farejadores que darão suporte às operações de resgate em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. O município tem sido assolado por fortes chuvas, que já deixaram ao menos 134 pessoas desaparecidas. A missão foi autorizada pelo chefe do executivo estadual, Ronaldo Caiado; pelo secretário de segurança Pública (SSP-GO), Rodney Miranda e o comandante-geral do CBMGO, Coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos.

As equipes são compostas por quatro militares goianos, da 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM), de Anápolis e três cães farejadores. Para a ação, serão deslocados uma viatura e o avião do CBMGO. O trabalho de resgate será concentrado, neste momento, na região do Morro da Oficina, onde pelo menos 40 casas foram soterradas após forte chuva que atingiu a cidade. A previsão é de que as buscas sejam iniciadas ainda nesta sexta-feira.

“Estamos programando o deslocamento, possivelmente, de avião. Ainda não temos confirmação pelas condições de voo, por conta do tempo. Mas uma guarnição já vai deslocar por terra e nós estamos aguardando apenas o OK do serviço aéreo para embarcar dois binômios (dois bombeiros e os respectivos cães), para já irem deslocando o mais rápido possível”, informou o Capitão Higor Mendonça, Comandante da 2ª CIBM.

Os cães enviados para a missão já participaram de outras operações semelhantes. “Uma delas, inclusive, a cadela Cristal, atuou em Brumadinho (MG) em uma situação semelhante a essa, de pessoas desaparecidas e busca em terreno com lama. Todos os três cães possuem a certificação nacional para esse tipo de busca”, reforçou o Capitão do CBMGO.

Além do auxílio às buscas na tragédia em Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás já atuou em diversas outras situações de desastres, em apoio a outras unidades da federação. A mais recente, a Operação SOS Bahia, realizada em dezembro de 2021. Na ocasião, oito militares da corporação atuaram no estado, que foi assolado por enchentes e alagamentos, que deixaram mais de 70 municípios em situação de emergência.

O governador elogiou o empenho dos militares que, segundo ele, dão grande exemplo para o Brasil. “Tenho muito orgulho destes homens que emprestam suas vidas para que as vidas de outras pessoas sejam preservadas”, afirmou. Já o titular da SSP-GO destacou o espírito solidário dos bombeiros goianos. “Não pensaram duas vezes antes de deixar suas casas para ajudar. São profissionais da mais alta envergadura”, ressaltou.

Fonte: Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA