Distrito Federal

BioTic marca presença no Brasil Investment Forum 2021

Publicado

em


“O BioTic é um projeto que vai mudar a matriz econômica da cidade” Gustavo Dias, diretor-presidente do Parque Tecnológico de Brasília

O Distrito Federal apresentou o BioTic, o Parque Tecnológico de Brasília, no Brasil Investment Forum (BIF) 2021, para empresários e investidores nacionais e estrangeiros. A atual edição do BIF, que foi aberto nesta segunda (31) e prossegue até terça (1º), se destaca no cenário latino-americano pela participação de investidores internacionais e representantes empresariais do Brasil e de mais de 100 países ao redor do mundo.

Arte: Divulgação

A abertura do evento contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do Ministro das Relações Exteriores, Carlos França, além do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Maurício Claver-Carone, e do presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana.

Além das linhas de crédito e dos incentivos ao investimento descritos na apresentação do Distrito Federal, foi apresentado o conceito Work, Live & Play (“trabalhe, viva e divirta-se”), aplicado à concepção do parque. “O BioTic é um projeto que vai mudar a matriz econômica da cidade”, destacou o diretor-presidente do Parque Tecnológico de Brasília, Gustavo Dias. “Brasília nasceu sob a inovação, e o parque vem neste caminho, onde agregaremos empresas de base tecnológica, startups, universidades e empregos”.

O urbanismo da área de quase 1 milhão de metros quadrados, situada próxima ao centro da cidade, foi concebido pelo arquiteto Carlo Ratti, do Massachussets Institute of Technology (MIT), de forma a integrar áreas verdes e mecanismos de sustentabilidade, complementando a dinâmica da capital federal.

Projeção de Brasília

Ambientes virtuais de apresentação, networking e consulta de conteúdos compõem o Brasil Investment Forum 2021

Para a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI), Renata Zuquim, os investimentos externos e as exportações são uma forma importante de internacionalização e de exposição positiva da capital, e o parque tecnológico é uma das portas de entrada para esse fluxo.

“O BioTic é um espaço de inovação que impulsionará a tecnologia no DF, representando um laboratório e mostruário do que a nossa capital tem para oferecer em tecnologia de ponta”, resumiu a gestora.

Além do BioTic, estão disponíveis no estande virtual do DF vídeos e apresentações institucionais sobre a Avenida das Cidades, o complexo gastronômico e de lazer da Ponte do Bragueto, a logística de medicamentos e a gestão do Aterro Sanitário de Brasília. Uma equipe multissetorial do GDF está à disposição dos investidores interessados em saber mais a respeito dos projetos estratégicos do DF.

O Brasil Investment Forum oferece ambientes virtuais de apresentação, networking e consulta de conteúdos. Para acompanhar o evento, acesse o canal da Apex-Brasil no YouTube o canal da Apex-Brasil no YouTube. A participação nos painéis e acesso aos ambientes requer um cadastro a ser preenchido na plataforma do evento.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA