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Bicentenário da Independência: o Hino da Independência do Brasil

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Dom Pedro, com toda a educação que era imposta a um príncipe, teve aulas de música na corte. Seu tutor foi o maestro Marcos Antônio da Fonseca Portugal, que chegou ao Brasil em 1811, quando o príncipe tinha 13 anos.

Assim, o jovem aprendeu a tocar instrumentos, típicos de sua época. O príncipe não apenas cantava bem, como compunha e tocava vários instrumentos, como piano, flauta, clarinete, violino, baixo, trombone, harpa e violão e ainda era capaz de reger a própria música

Excelente compositor de música patriótica, Dom Pedro compôs o primeiro hino do Brasil, atualmente cantado como Hino da Independência, e também o Hino Constitucional ou Hino da Carta, adotado oficialmente como hino nacional português até a proclamação da República lusa, em 1910.

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Antes mesmo da Independência, o jornalista e poeta Evaristo da Veiga já tinha escrito os versos “Já podeis da Pátria filhos, ver contente a mãe gentil, já raiou a liberdade, no horizonte do Brasil”, em agosto de 1822.

Dom Pedro I, em 1824, apaixonou-se pelos versos de Evaristo da Veiga e resolveu compor ele mesmo uma música para o poema, criando assim aquele que se tornaria o Hino da Independência.

“Brava gente brasileira! Longe vá temor servil; Ou ficar a pátria livre; Ou morrer pelo Brasil”

Quando Dom Pedro abdicou do trono em 1831, o hino acabou perdendo sua condição de símbolo nacional e só voltou a ser executado nas comemorações do centenário da Independência, em 1922.

Ainda assim, a participação do imperador foi tão valorizada que, durante quase uma década, não só a música, mas também a letra foi atribuída a ele. Evaristo da Veiga precisou reivindicar os seus direitos, comprovando ser o autor dos versos em 1833.

Edição: Alessandra Esteves

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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