Distrito Federal

Avança projeto do Galpão do Produtor, em Planaltina

Publicado

em


Mais um passo foi dado em direção à construção do Galpão do Produtor de Planaltina. A administração regional recebeu autorização do Instituto Brasília Ambiental para a construção do empreendimento, que ocupará uma área de 1,6 mil metros quadrados entre a Avenida Independência e o campus da UnB.

O projeto arquitetônico está sendo elaborado pela administração regional, que também fez a destinação do terreno, localizado às margens da BR-020, que dá acesso à cidade. A nova estrutura ocupará uma área de 2,4 mil metros quadrados, será feita de alumínio e dividirá os expositores em boxes, além de contar, também, com um espaço destinado à área de alimentação.

Planaltina é hoje um dos maiores polos rurais do DF, com cerca de 5,4 mil agricultores cadastrados junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF)

Quando construído, o Galpão do Produtor vai beneficiar cerca de 200 famílias de agricultores de pequeno, médio e grande portes, provendo infraestrutura e melhorando a condição de comercialização da produção rural. A proximidade com a rodovia, uma das principais vias de escoamento da produção rural do DF e da região do Entorno, vai facilitar o fluxo de caminhões e de pessoas.

Planaltina é hoje um dos maiores polos rurais do DF, com cerca de 5,4 mil agricultores cadastrados junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). Em sua produção, destacam-se variedades de pimentão (verde, vermelho, amarelo, creme, roxo e laranja) e de tomate (extra, médio, caqui, cereja e napoli), além de batata, abóbora e pepino.

“Lutamos há mais de 20 anos por esse espaço, e acredito que será um grande presente para Planaltina e para todos os agricultores da região”Ricardo Krewer, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Horticultores e Fruticultores de Planaltina

O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Horticultores e Fruticultores de Planaltina, Ricardo Krewer, comemora o avanço do projeto e já faz projeções dos benefícios que o espaço vai trazer quando estiver construído. “Vamos poder trabalhar num local coberto, pois hoje em dia ficamos ao relento. Além disso, o projeto vai trazer conforto e segurança para os produtores e para os clientes, e a estrutura vai permitir que possamos ficar abertos até um pouco mais tarde”, avalia.

“O GDF está de parabéns por estar dando esse presente para os produtores. Lutamos há mais de 20 anos por esse espaço, e acredito que será um grande presente para Planaltina e para todos os agricultores da região”, finaliza Krewer.

O projeto  também é exaltado pelo secretário executivo de Agricultura, Luciano Mendes. “Planaltina é uma das principais regiões produtoras rurais do DF, muito diversificada em agricultura e pecuária. Esse fomento vem para beneficiar os produtores que precisam de um apoio público para expor e comercializar”, afirma.

A construção do Galpão do Produtor será feita de maneira sustentável, pois a Administração Regional de Planaltina, juntamente com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), vai cuidar da compensação ambiental do empreendimento no Parque Sucupira, onde serão plantadas quatro mil mudas de árvores.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA