Distrito Federal

Atividades on-line incentivam a doação de leite materno

Publicado

em


Com o slogan Doação de leite humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança, a Secretaria de Saúde promove nesta semana atividades on-line para chamar a atenção sobre a importância do gesto solidário que ajuda a salvar vidas. Por meio da mobilização nas redes sociais, a ideia é mostrar que cada doação conta e pode fazer a diferença.

“Isso pode fazer a diferença na vida de muitos bebês. É importante que as mulheres, os profissionais de saúde e a sociedade saibam como ajudar” Miriam Santos, coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano

O Dia Nacional de Doação de Leite Humano é celebrado em 19 de maio dentro da Semana Nacional de Doação de Leite Humano. Em 2021, em virtude da pandemia de covid-19, as atividades serão desenvolvidas de forma virtual e incluem campanha nas redes sociais e eventos para debater o tema.

A coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do DF, Miriam Santos, participa do Fórum de Cooperação Técnica Internacional Doação de Leite Humano — Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19. O que podemos fazer a mais? O evento, realizado pela Rede Global de Bancos de Leite Humano reúne mais de 30 países.

Inspiração para a rede

Miriam mediou nessa segunda-feira (17) o debate  Aprendendo e inovando para transpor a pandemia: As Vivências dos Bancos de Leite Humano das diferentes regiões do Brasil. Na ocasião, ela agradeceu o compartilhamento dos desafios enfrentados pelos bancos de leite do Brasil durante a pandemia e a partilha das novidades e ideias que podem servir de inspiração para toda a rede global.

Segundo Miriam, a pandemia trouxe muitas mudanças, e o desafio foi fazer com que a informação correta chegasse a todas as mulheres que desejam doar leite materno. Além disso, ela ressalta a relevância da data comemorativa.

“A importância da semana e do dia de doação de leite humano é promover conscientização e como isso pode fazer a diferença na vida de muitos bebês. É importante que as mulheres, os profissionais de saúde e a sociedade saibam como ajudar”, enfatizou.

A campanha promovida pela Secretaria de Saúde segue ao longo da semana com postagens sobre a temática no site e nas redes sociais oficiais da pasta: Instagram, Facebook e Twitter.

Lei de estímulo

A data comemorada foi estabelecida pela Lei nº 13.227/2015 com o intuito de estimular a doação de leite materno, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, além de divulgar os bancos de leite humano no próprio DF, nos estados e municípios.

No Distrito Federal, a Lei nº 5.51154/2013 instituiu a Semana Distrital de Doação de Leite Materno e a incluiu no calendário oficial de eventos do DF.

Como doar

Toda mulher que está amamentando pode ser voluntária e ajudar a salvar a vida de vários recém-nascidos. Para se tornar doadora, basta ligar para o telefone 160, opção 4 ou acessar o site Amamenta Brasília e se inscrever. Depois disso, as equipes do Banco de Leite Humano entrarão em contato para agendar a visita de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal


*Com  informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA