Minas Gerais

Assistentes sociais acolhem e orientam pacientes e familiares

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Karla de Moura atua como assistente social no HRAD, em Patos de Minas (Foto: Fhemig / Divulgação)

O Dia do Assistente Social é comemorado neste sábado (15/5).

Nos hospitais, onde estão 23% dos profissionais da categoria, eles são responsáveis pelo suporte prestado aos pacientes e a seus familiares – o que inclui acompanhamento, mobilização de recursos e orientação, da entrada na unidade à alta médica.

De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), há aproximadamente 200 mil assistentes sociais cadastrados em todo o país, sendo a área de Saúde a segunda maior empregadora desses profissionais.

A assistente social e diretora do CFESS, Elaine Pelaez, observa que, de modo geral, o trabalho do assistente social nos hospitais passa pela análise de condicionantes sociais, econômicas e culturais que impactam no processo de saúde-doença. A diretora ressalta, também, a contribuição da categoria em reorientar rotinas e processos hospitalares, levando em conta as necessidades de quem utiliza os serviços. “Nosso trabalho deve buscar a ampliação dos espaços de participação e decisão dos usuários”, afirma.

Histórias na profissão

Para a assistente social do Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII) Cláudia Barros da Silva de Oliveira, trabalhar em um hospital público é um grande desafio. “É uma atividade dinâmica e muito diversa, já que lidamos com vítimas de acidentes de trânsito, adoecimentos, mortes, conflitos familiares, violências, pobreza, abandono, conflitos com a lei, entre outras vulnerabilidades”, explica.
 

Cláudia destaca escuta ativa para melhor atendimento (Foto: Fhemig / Divulgação)

Há 14 anos na profissão, Cláudia já vivenciou muitos momentos marcantes. “Eu me lembro de quando localizei, em outro estado, a família de um homem que chegou ao hospital em que eu trabalhava, vítima de agressão física, sem identificação e em situação de rua. Quando ele acordou e se identificou, observamos em seu relato a possibilidade de construir uma nova história. Depois de muitos telefonemas e atendimentos, conseguimos sensibilizar a família, que veio visitar o paciente no hospital e o acolheu. Foi gratificante participar desse encontro, após anos sem nenhum contato entre eles”, conta. 

Para ela, é preciso um olhar atento para o contexto e competência técnica para elaborar a atuação individual e junto à equipe multidisciplinar. “É importante ter empatia com a dor do outro e uma escuta ativa à sua história”, aponta Cláudia. “É nosso dever construir, junto ao usuário, a sua autonomia, a partir da discussão de possibilidades e consequências das questões apresentadas no atendimento”.

Trabalho delicado

Paulette Cristina Barbosa, assistente social há 28 anos e há dez no Hospital João XXIII, referência estadual em politraumatizados, já participou do atendimento a vítimas – e a seus parentes – de diversas tragédias ao longo dos anos, em que muitas vezes a morte foi inevitável. “O atendimento em uma situação de óbito é sempre difícil, ainda mais quando temos que lidar com uma situação em que isso aconteceu em decorrência de uma violência”, afirma.

Para ela, um dos momentos mais marcantes em sua carreira foi a tragédia ocorrida na creche Gente Inocente, da cidade de Janaúba, que teve grande repercussão e comoção nacional. “Foi um dos atendimentos mais difíceis ao longo da minha vida profissional”, revela.

Paulette atua há dez anos no Hospital João XXIII (Foto: Fhemig / Divulgação)

Segundo Paulette, uma das crianças, de apenas 6 anos, chegou em estado grave e acabou não resistindo, sendo necessário chamar o Serviço Social do hospital para acompanhar a notícia de morte e acolher os pais. “Foi um atendimento complicado e longo. Os pais eram pessoas simples, estavam extremamente fragilizados, fora do seu município e sem familiares na cidade. Orientamos como deveriam ser conduzidos os trâmites legais e fizemos contato com o município deles, para comunicar a necessidade de acolhimento aos familiares e solicitar o traslado do corpo de volta à cidade”, conta.

A assistente social reforça que é preciso lidar com situações delicadas a todo momento nesta função, além de entender a situação e dar apoio à família. “Saber respeitar a comoção dos parentes ou o seu silêncio é o primeiro passo”, avalia.

Desafios da pandemia

Carla Adriana Lucas Martins se formou há 18 anos e há nove atua como assistente social no Hospital Eduardo de Menezes (HEM), unidade da Rede Fhemig que, desde o começo da pandemia, se tornou referência estadual no atendimento à covid-19. Com a necessidade do distanciamento social, ela conta que a atuação do Serviço Social também mudou significativamente.

“As relações sociais são como pilares centrais que canalizam nosso trabalho, e a covid-19 vem na contramão, nos fazendo reconstruir as formas de atuar junto aos pacientes e seus familiares. Antes da pandemia, tínhamos contato direto e constante com as famílias. Hoje, na maior parte das vezes, nosso trabalho é realizado por telefone. Ali nos deparamos com a angústia, o medo e a ansiedade deles”, afirma.

Embora necessárias neste momento, ela aponta que as mudanças dificultam a realização do trabalho. “Sentimos falta do acolhimento mais próximo, de poder olhar nos olhos, dar um aperto de mão. Por muitas vezes, ficamos ao telefone com a voz embargada, após ouvir histórias tão difíceis, procurando fortalecer quem está do outro lado”, revela.

Carla destaca que a pandemia trouxe mudanças nas estratégias de acolhimento (Foto: Fhemig / Divulgação)

Para Carla, o cenário atual, no entanto, não pode ser uma barreira intransponível. “É necessário que o cuidado e a atenção aos pacientes e seus familiares e suas relações sejam respeitados. Para isso, buscamos estratégias para lidar com os desafios, sem perder o cuidado com o usuário, pois esse momento que vivemos traz muito sofrimento”.

Atendimento humanizado

A assistente social Karla Passos de Moura é formada há nove anos e há mais de um está no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), onde atua no enfrentamento da covid-19 e acompanha de perto os desafios desta nova realidade.

“Quando o paciente chega, ele se depara com o desconhecido, tanto pela questão da pandemia quanto pelo cenário, com os profissionais todos equipados com máscaras que dificultam a visualização do rosto. O medo, a quebra da rotina e a incerteza do destino gera, na maioria dos casos, muita ansiedade”, descreve.

Com a observação das particularidades e atendimento às demandas dos pacientes e de suas famílias, Karla afirma que é possível perceber uma diminuição do receio durante o processo de internação. Por isso, o atendimento humanizado é tão importante.

“O paciente recebe orientações precisas, de forma clara e simples, tem um melhor entendimento de como está o seu processo de internação, a evolução da doença, o tratamento e a sua recuperação. Sua família também é inserida nesse contexto, sendo realizadas ligações diárias para eles”, explica. “Quando se coloca em prática a empatia e o atendimento humanizado, a resposta é bem mais satisfatória. Acredito que o tratamento diferenciado, principalmente nesta pandemia, tem contribuído para um melhor resultado, tanto na evolução dos pacientes como no entendimento dos familiares. É um trabalho gratificante”, conclui Karla.

Dia do Assistente Social

A data, que lembra a importância desses profissionais, é celebrada há 57 anos. A escolha do dia 15/5 é uma referência à regulamentação da profissão, em 1957, neste mesmo dia.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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