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Aposta nos municípios para alavancar o turismo no Brasil

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Mais uma vez Brasília sai na frente na reformulação de ações para alavancar o turismo brasileiro. A Secretaria de Turismo do Distrito Federal, em parceria com o Ministério do Turismo, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), deu início, nesta quarta-feira (12), a uma série de discussões para promover os destinos nacionais.

O grupo de trabalho atuará na elaboração de políticas públicas por meio de quatro eixos: estruturação, inteligência mercadológica, qualificação e promoção | Foto: Gabriel Matos/Setur-DF

Os atrativos turísticos nos municípios do país foram tema do encontro entre o presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), Ângelo Sanches, o secretário Nacional Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Augusto Oliveira, o gerente de gabinete e Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, André Reis e a secretária de Turismo do Distrito Federal e diretora de Promoções na Anseditur, Vanessa Mendonça.

“Quanto mais o tempo passa, mais me convenço de que o turismo é, de fato, a engrenagem para mudar a economia de uma cidade”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro, reforçou que o grupo de trabalho atuará por meio de quatro eixos. “O objetivo é elaborar políticas públicas por meio de estruturação, inteligência mercadológica, qualificação e promoção. Desta forma, podemos construir destinos e atrativos mais sólidos no propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico e social, gerando emprego e renda”.

“A atuação dos municípios por meio da Anseditur é sólida, séria, concreta e tem propósito. Eu percebo que o prefeito está engajado na promoção do seu município e convencido de que o turismo é a engrenagem para mudar a economia de sua cidade. Recebo semanalmente dirigentes de todo o país em busca de projetos desenvolvidos em minha gestão que fizeram de Brasília um case de sucesso”, informa a secretária de Turismo do DF.

“Esse encontro celebra o início de um plano de trabalho para a elaboração conjunta de promoção de destinos turísticos com um olhar, principalmente, dos municípios, buscando a identidade e as reais características de cada região. Queremos mostrar o verdadeiro Brasil para os brasileiros e apresentar para os turistas estrangeiros os destinos que vão além de praia e sol”, defende Ângelo Sanches.

Foram apresentadas propostas para que seja composto um Grupo de Trabalho (GT) onde os projetos de promoção e divulgação dos destinos partindo dos municípios do país possam ser discutidos e planejados de forma conjunta. Os municípios engajados em divulgação e promoção do turismo são grandes potencializadores de geração de emprego e renda local. Vanessa Mendonça ressalta essa participação dos municípios como reforço dos destinos.

Atualmente, cerca de 800 municípios estão associados à Anseditur, que representa todas as regiões do país. Para o presidente da Associação, as regiões municipais estão repletas de equipamentos turísticos e culturais que representam a pluralidade do povo brasileiro e precisam ganhar destaque no cenário do turismo nacional.

“Esse encontro celebra o início de um plano de trabalho para a elaboração conjunta de promoção de destinos turísticos com um olhar, principalmente, dos municípios, buscando a identidade e as reais características de cada região”Ângelo Sanches, presidente da Anseditur

Na avaliação de Ângelo, o foco é a divulgação do que existe de fato em cada canto do país. “É nos municípios, nas histórias e nas vivências de cada destino que se encontra o Brasil onde existe uma potencialização das regionalidades presentes nos interiores dos Estados,” finaliza.

Para o gerente da diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, André Reis, uma boa preparação dos municípios é essencial para a promoção internacional do país. “Nós já tivemos a experiência de promover, por um determinado período, os destinos nacionais para os brasileiros. Então a Embratur vê a iniciativa com muito bons olhos, por que é nos municípios que as coisas acontecem, onde o turismo acontece de fato. É fundamental que os municípios estejam cada vez mais preparados para o turismo, para que o turismo internacional seja bem recebido e tenha ótimas experiências. E quanto mais preparados, melhor para o Brasil e mais oferta para o turista internacional”, afirma André Reis.

“Quanto mais o tempo passa, mais me convenço de que o turismo é, de fato, a engrenagem para mudar a economia de uma cidade. Hoje tive a enorme satisfação em participar com meu amigo Ângelo Sanches, presidente da Anseditur, de reunião para elaborar ações e planejamentos para a promoção do turismo nacional em parceria com o Ministério do Turismo e a Embratur”, disse Vanessa Mendonça.

Também participaram desse encontro Fábio Augusto, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, o assessor Rodrigo Castilho, Débora Barboza, chefe de gabinete da SNDTur, Fernanda Amorim, assistente de gabinete da SNDTur e Meyre Fance, secretária executiva da Ansenditur.

*Com informações da Secretaria de Turismo

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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