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Aplicativo Vigilância DF será usado para registrar óbitos

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Com o objetivo de garantir maior controle e agilidade na notificação e na investigação dos óbitos ocorridos no Distrito Federal, a Subsecretaria de Vigilância à Saúde criou o aplicativo Vigilância DF, em funcionamento desde o dia 21. A ferramenta, que também contribuirá para a qualificação dos dados de mortalidade, foi elaborada pela Gerência de Informação e Análise da Situação de Saúde (Giass) e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), tendo sido desenvolvida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

Aplicativo já está em funcionamento desde o dia 21 | Arte: Divulgação/Agência Saúde

O aplicativo é voltado para os profissionais que atuam nas comissões de revisão de óbitos. Há uma comissão em cada hospital público e privado, bem como nas unidades de pronto atendimento (UPAs) e home care do Distrito Federal. O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), o Instituto Médico Legal (IML) e médicos que atestam óbitos em domicílio deverão se cadastrar no Vigilância-DF.

“O controle digital também pode vir a resolver problemas de extravio e desaparecimento de declarações de óbito” Ana Godoy, enfermeira da Gerência de Informação e Análise da Situação de Saúde

“No caso de morte em domicílio, o uso será feito pelo médico que atestar o óbito, devendo ele fazer um cadastro individual, caso não esteja atuando por uma instituição com CNES [Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde]”, explica a enfermeira Ana Godoy, integrante da Giass. “Caso esteja em uma instituição/estabelecimento de saúde com CNES, cadastre-se vinculado a ela.”

O aplicativo, reforça a enfermeira, representa mais um passo rumo à qualificação de dados de mortalidade, podendo contribuir para a redução de causas básicas de mortalidade maldefinidas. “Tais dados se convertem em indicadores de saúde, e sua qualidade reflete também no planejamento de políticas públicas”, explica. “Além disso, o controle digital também pode vir a resolver problemas de extravio e desaparecimento de declarações de óbito do DF”.

Os dados serão lançados no aplicativo pelos membros das comissões de revisão de óbitos, médicos (individualmente), assim como servidores do SVO e do IML. A Giass também trabalhará na qualificação desses dados, que poderão ser visualizados pelos comitês regionais.

“Estamos transacionando para esse modelo, cadastrando os profissionais”, informa Ana Godoy. “A partir de 1º de agosto, será obrigatória a notificação e investigação de todos os óbitos no Vigilância-DF. Após concluída a investigação de cada caso, a informação será posteriormente registrada no Sistema de Informações sobre Mortalidade [SIM]”.

Como funciona

O Vigilância DF  será utilizado em toda a rede pública e privada. Para ter acesso, basta se cadastrar no site. A Declaração de Óbito será feita exclusivamente pelo aplicativo e terão que ser obrigatoriamente registradas no aplicativo.

Saiba aqui como solicitar a ficha de notificação de óbitos.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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