Minas Gerais

Ano escolar de 2020 da rede pública estadual de ensino termina em 30/1

Publicado

em


Depois de um ano atípico, marcado pelo isolamento social e com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da covid-19, as escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais irão encerrar, no próximo sábado (30/1), o ano escolar de 2020. O período de férias escolares vai de 11/2 a 2/3. Já o ano letivo de 2021 está previsto para começar em 4/3.

Nas escolas estaduais, o ano letivo de 2020 foi marcado pela implementação do Regime de Estudo não Presencial, fortalecimento da parceria entre as unidades de ensino e as famílias dos estudantes. Outro destaque foi o desenvolvimento de diferentes estratégias, por parte dos professores, com o objetivo de manter o vínculo com os alunos e consolidar o processo de ensino e aprendizagem de forma remota.  

Durante o ano, também foi realizada intensa campanha de Busca Ativa dos alunos que estavam infrequentes ou quase abandonando a escola. Os gestores e professores ficaram atentos à participação dos estudantes nas atividades remotas e, quando detectada a ausência dos alunos, desenvolviam estratégias pontuais, como telefonemas para as famílias e, em alguns casos, até visitas às residências dos alunos, sempre seguindo as determinações sanitárias.

Além dos bons resultados alcançados com o Regime de Estudo não Presencial, o ano ainda foi marcado na rede pública estadual de ensino por boas notícias nos indicadores educacionais, como os resultados históricos conquistados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – ano/base 2019.  Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), em setembro de 2020, mostraram que Minas Gerais subiu duas posições no ranking dos estados ficando na nona posição, em relação ao Ensino Médio, alcançando a melhor nota desde 2011. Foi o maior salto na história do Ideb do ensino médio no estado, passando de 3,6 para 4,0.

Regime de Estudo não Presencial

Desde maio de 2020, os alunos da rede contaram com três principais ferramentas para acesso aos conteúdos escolares, de maneira a dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem: o Plano de Estudo Tutorado (PET), o programa Se Liga na Educação e o Aplicativo Conexão Escola. A iniciativa foi elogiada nacionalmente e contou com grande participação dos estudantes da rede.

O PET foi o principal instrumento e a ferramenta estruturante do Regime de Estudo não Presencial. Ao longo do ano, foram elaborados e entregues aos estudantes um total de sete volumes das apostilas, além do PET em comemoração aos 300 anos de Minas Gerais e o PET Final Avaliativo. Em todo o estado, estudantes receberam as apostilas de forma virtual ou impressa.

Os materiais foram disponibilizados gratuitamente e de forma mensal com atividades e conteúdos propostos de acordo com a carga horária semanal prevista de cada disciplina e ano de escolaridade, de acordo com as diretrizes da Base Comum Curricular e do Currículo Referência de Minas Gerais. Para os estudantes atendidos pelas modalidades especiais de ensino foram elaborados PETs específicos. Nas escolas estaduais, as apostilas contaram para o cumprimento da carga horária prevista nas matrizes curriculares.

Mais ferramentas

O aplicativo Conexão Escola reuniu os materiais de estudo – PET e as vídeoaulas do Se Liga na Educação – em uma plataforma que teve a navegação patrocinada pelo Governo de Minas para os estudantes e professores. Além disso, permitiu a interação, com segurança, entre aluno e educador por meio de um chat. Desde o dia do lançamento do Conexão Escola, foram realizados mais de 1,55 milhão de downloads do aplicativo. Mais de 800 mil usuários ativos, entre professores e alunos, já utilizaram a plataforma.

No site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br, estudantes e professores puderam acessar e baixar, gratuitamente, todos os volumes dos PETs, acompanhar a programação diária do programa Se Liga na Educação, acessar a versão web do aplicativo Conexão Escola, visualizar os guias práticos e as legislações referentes ao Regime de Estudo não Presencial, além de acompanhar as vídeoaulas do “Proerd em Casa”, ação realizada em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), entre outros conteúdos. Mesmo com o encerramento do ano letivo de 2020, os conteúdos do site continuarão disponíveis para professores e alunos.

Se Liga na Educação

Com o encerramento do ano letivo de 2020 e o período de férias escolares, o programa Se Liga na Educação estará em recesso e não será exibido na programação da Rede Minas.

No ar desde o dia 18 de maio de 2020 e transmitida ao longo do ano, a iniciativa contabilizará, até a próxima sexta-feira (29/1), 1.850 aulas exibidas no programa, em mais de 616 horas no ar. Já o Tira-Dúvidas, momento ao vivo em que as perguntas e os questionamentos dos alunos são respondidos pelos professores, vai alcançar 185 programas e mais de 199 horas de exibição.

O Se Liga na Educação também foi uma ferramenta importante na preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todas as sextas-feiras, a programação das teleaulas foi dedicada aos conteúdos exigidos na prova. Ao todo, foram cerca de 370 aulas e mais de 123 horas dedicadas, exclusivamente, para os alunos do 3º ano do ensino médio com as matérias, temas e assuntos que eles precisavam saber para fazer uma boa prova do exame. Foram mais de 30 Tira-Dúvidas, com, aproximadamente, 30 horas.

Ano letivo de 2021

Em 2021, o ano letivo nas escolas da rede pública estadual de ensino tem previsão de iniciar no dia 4 de março, de acordo com a Resolução nº 4.469/2020. Além da data de início das aulas, o documento também define os procedimentos de ensino, diretrizes administrativas e pedagógicas nas quais as escolas devem se orientar neste ano de 2021.

As estratégias para o modelo a ser adotado no ano letivo de 2021 estão em construção pela SEE/MG. A pasta realizou, entre os dias 18 de dezembro e 15 de janeiro, uma consulta pública com objetivo de ouvir a comunidade escolar e colher contribuições sobre a estratégia.

Comentários do Facebook

Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

Publicados

em


Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA