Distrito Federal

Aniversário do Guará ganha programação especial on-line

Publicado

em


O Guará celebra 52 anos de fundação nesta quarta (5), e, devido às restrições da pandemia, a administração regional desenvolveu uma programação on-line junto à comunidade e outros órgãos do GDF para comemorar a data.

Cidade foi fundada em 5 de maio de 1969, inicialmente para abrigar funcionários do GDF | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

“Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, não poderíamos deixar de comemorar o aniversário da cidade” Luciane Quintana, administradora do Guará

Serão transmitidas atividades com profissionais da área do esporte, saúde mental, artesanato, aí incluídas palestras. Na manhã desta quarta, houve uma carreata com apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros e uma sessão solene proposta pelo deputado Delmasso, vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, em homenagem aos moradores que desempenham papéis importantes na comunidade.

A administradora da cidade, Luciane Quintana, ressalta: “Estamos em mais um ano desafiador, mas, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, não poderíamos deixar de comemorar o aniversário da cidade. O momento que o mundo atravessa pede por esperança, e acreditamos que, mesmo ainda distantes fisicamente, podemos levar para as pessoas conhecimento e leveza”.

Confira, abaixo, a agenda especial de aniversário.

Programação –  52 anos do Guará

Exposição Guará das Antigas

  • Local: Feira do Guará. Visitação até domingo, das 9h às 18h, durante todo este mês.

Lançamento da coletânea Uivo Guará 2021

  • Lançamento do canal no YouTube para postar as músicas, com dois vídeos semanais, além das principais plataformas de streaming de música.

Live: Aula de fundamentos da capoeira

Sessão Solene da Câmara Legislativa do DF

Live: Saúde mental: como lidar com a crise de ansiedade

Drive-thru do lixo eletrônico – Reciclotech

  • Data: dias 15 e 16. Ação desenvolvida por meio de parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com a Organização Social Programando o Futuro. Das 9h às 16h, em frente ao prédio da Administração Regional do Guará – SRIA QE 25, ao lado da Feira do Guará.

Live: Kangoo Dance

  • Data: dia 15, às 10h, no Instagram da Administração do Guará.

Live Fitdance

  • Data: dia 18, às 20h, com a professora Cinthya Almeida. No Instagram da Administração do Guará.

Live: Primeiros socorros em casa

  • Data: dia 18, às 15h, com representantes do Corpo de Bombeiros Militar do DF, no Instagram da Administração do Guará.

Live: Como identificar um agressor

Turismo em Ação – Inauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

  • Data: dia 25, às 9h, na Administração Regional do Guará ao lado da Feira do Guará (Guará II). Programa da Secretaria de Turismo (Setur) vai inaugurar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Administração Regional do Guará e entregar as carteiras profissionais dos artesãos da cidade.

Encerramento do Curso de Síndico

  • Data: dia 26, às 19h, via Plataforma Zoom.

Culto de Ação de Graças

  • Data: dia 30, às 10h, na Igreja Batista Filadélfia – EQ 24/26  Área Especial B – Guará II. O culto também poderá ser assistido on-line, pelo canal da igreja no YouTube.

Histórico

A região administrativa do Guará foi fundada em 5 de maio de 1969 com o objetivo inicial de abrigar funcionários públicos do Governo do Distrito Federal (GDF). Com o passar dos anos e o crescimento populacional, o Guará alcançou grande desenvolvimento social e econômico.

Segundo o relatório da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) de 2018, feito pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a população urbana da RA Guará era de 134.002 pessoas.

As terras onde o Guará foi implantado pertenciam à antiga Fazenda Bananal, então integrantes ao município de Planaltina (GO). O nome tem como origem o Córrego Guará, que banha a região, que por sua vez foi batizado como referência ao lobo-guará, espécie comum no cerrado brasileiro. A palavra guará deriva do tupi auará, que significa “vermelho” e é associada tanto ao lobo-guará quanto à ave de mesmo nome.

A Feira Permanente do Guará foi criada em 1983 e, até hoje, é símbolo da cidade e um dos centros de compras mais tradicionais do DF.

*Com informações da Ascom Guará

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA