Geral

Agrofloresta melhora vida de agricultores no Descoberto e Paranoá

Publicado

em


“Hoje estamos plantando e comercializando nossos produtos em uma feira de orgânicos em Brasília, que já garante, em média, R$ 1,6 mil por mês” Adriana Rodrigues Barros, produtora

O orgulho de ser agrofloresteira está na expressão de Adriana Rodrigues Barros. Ela faz parte das dezenas de famílias moradoras de áreas nas bacias do Descoberto e do Paranoá beneficiadas pelo Programa de Agroflorestas Mecanizadas /Sistema Agroflorestas (SAFs), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do projeto CITinova, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Depois de três anos de trabalho e de ter participado de curso no final do ano passado sobre o manejo de agrofloresta, ela e o marido, Moisés, estão sentindo a vida se transformar no Assentamento Gabriela Monteiro, em Brazlândia, a 40 quilômetros de Brasília.

Secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho (E), visita sítio em Brazlândia onde se pratica a técnica da agrofloresta | Foto: Divulgação/Sema

O sítio de três hectares, que já conta com linhas de plantio em 1 hectare, foi visitado nesta quinta-feira (8) pelo secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho, e técnicos do projeto. “Hoje estamos plantando e comercializando nossos produtos em uma feira de orgânicos em Brasília, que já garante, em média, R$ 1,6 mil por mês”, contou Adriana.

A consciência de estar contribuindo para a segurança hídrica do DF está presente no sítio, que tem linhas plantadas com hortaliças, árvores frutíferas, legumes e, em breve, plantas medicinais. “A terra já mudou com o plantio agroflorestal, e a água está mais abundante depois de três anos de trabalho”, apontou. “Estamos plantando água”.  Olhando ao redor de sua propriedade e mostrando grandes áreas ressecadas, Adriana lamenta que muitos assentados ainda não tenham aderido a essa forma de produção.

Técnica bem-sucedida

Coordenadora dos projetos do CITInova na Sema, Nazaré Soares citou o trabalho da área visitada como um exemplo a ser seguido. “Aqui já estão plantadas espécies de ciclo curto, como as hortaliças, ao lado de outras de ciclo longo que permitem uma atividade permanente”, explicou. Ela também enfatizou os bons resultados do programa do SAFs.

“As mudanças do clima são uma realidade, e o DF precisa se preparar para isso”Sarney Filho, secretário do Meio Ambiente

O secretário do Meio Ambiente lembrou que o programa-piloto é modelo para outras cidades e até para outros países, com formas de manejo e utilização de maquinário especial para agrofloresta. As famílias envolvidas já participaram de cursos, um deles com a presença do especialista em agricultura sintrópica Ernest Götsch. Os agricultores receberam maquinário desenvolvido por ele para facilitar o plantio e a colheita em agroflorestas.

Outro curso oferecido aos agricultores em maio e junho deste ano teve como objetivo  reforçar a presença feminina nos projetos da Sema/CITInova: as oficinas da série Água, gênero e pertencimento: cidadania para o uso e governança sustentável da água nas bacias hidrográficas do Descoberto e Paranoá.

“Iniciativas como essa recebem prioridade nas ações da Sema”, comentou Sarney Filho. “Em 2020, foi iniciado nos parques de Águas Claras e Riacho Fundo o Programa de Recuperação de Nascentes, que depois foi estendido às áreas rurais. As mudanças do clima são uma realidade, e o DF precisa se preparar para isso.”

*Com informações da Secretaria do Meio Ambiente

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA