Geral

Governo do Tocantins capacita agricultores de Crixás para produção de avicultura caipira

Publicado

em

Com equipamentos adquiridos e estrutura de abatedouro em construção, os agricultores familiares do Projeto de Assentamento (PA) Arlindo, em Crixás do Tocantins, região sul do Estado, receberam capacitação em Tecnologia para produção de aves caipira. O curso ocorreu nessa terça, 22, e quarta-feira, 23, na sede da associação, e nessa quinta-feira, 24, encerrou com visita técnica à Granja ISG Frangos, do produtor Isaías da Silva Guimarães, na Chácara Senhor do Bonfim, em Porto Nacional.

O curso é uma realização do Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), com a finalidade de levar conhecimento tecnológicos e estratégias de produção aos agricultores, visando fomentar e fortalecer a cadeia da avicultura no município e região.

Para o técnico agrícola que assiste os produtores do PA Arlindo, Ribanez de Souza Rocha, o objetivo do curso é capacitar os agricultores na produção de aves caipira, produtos e matéria-prima para a indústria do frigorífico que está sendo instalado na comunidade. “É um abatedouro frigorífico com selo estadual para atender os produtores dos municípios de Crixás, Aliança e até mesmo os vizinhos, como Santa Rita, que já manifestou interesse dos agricultores em participar desse projeto”, explica Ribanez, acrescentando que todos os equipamentos já foram adquiridos e que a obra tem previsão de ser concluída dentro de um curto prazo, dependendo apenas de um repasse financeiro das prefeituras para associação concluir o que falta.

Ainda segundo o técnico, foram investidos R$ 150 mil em equipamentos, adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado Issam Saado, com capacidade de abate de 500 frango por dia.

O treinamento foi feito pelo zootecnista do órgão, Hélio Souza, que levou informações sobre planejamento para uma produção de qualidade, desde a elaboração do projeto à comercialização do produto. 

Anotando, filmando e muito atenta a tudo que foi apresentado e falado, a produtora de galinha caipira melhorada Simone Botelho de Sousa está bem animada para colocar em prática tudo que aprendeu e assim melhorar a sua produtividade. Na sua propriedade, a Chácara Barra do Guia, ela e o esposo José Tavares da Silva estão com uma produção de 100 galinhas para o abate e comercialização na feira livre e comércio em Aliança do Tocantins. “Trabalhamos com o caipira melhorado há três anos e estou aprendendo muita coisa nesse curso; nossa expectativa é, com a implantação do abatedouro, que esperamos que seja logo, poder aumentar e melhorar ainda mais a nossa produção”, frisa Simone.

Convênio Oportunidade

A ação faz parte do Convênio Oportunidade, fruto de parceria entre o Governo do Tocantins e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e executado em todas as regiões do Estado pelo Ruraltins.  O Convênio tem por finalidade fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural, no sentido de garantir ao agricultor familiar melhorias na gestão da sua propriedade, favorecendo maior geração de renda e melhoria na qualidade de vida da sua família.

Capacitação encerrou com visita técnica à Granja ISG Frangos, do produtor Isaías da Silva Guimarães, em Porto Nacional – Ruraltins/Governo do Tocantins

Anotando e muito atenta a tudo que foi apresentado e falado, a produtora de galinha caipira melhorada Simone Botelho está bem animada para colocar em prática tudo que aprendeu – Ruraltins/Governo do Tocantins

Ruraltins capacita agricultores de Crixás na produção de avicultura caipira – Ruraltins/Governo do Tocantins

Treinamento foi feito pelo zootecnista do órgão Hélio Souza – Ruraltins/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA