Distrito Federal

A favor das crianças e adolescentes vítimas de violência

Publicado

em


A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por meio da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes, realizou, nesta sexta-feira (30), o seminário virtual Conectando Pontos da Rede, das 9h às 12h30. O evento ocorreu por meio do canal no YouTube da Sejus e da videoconferência on-line Meet. Durante o encontro, foi assinado Acordo de Cooperação Técnica com a Vara da Infância e Juventude com o objetivo de viabilizar intercâmbio de conhecimentos técnicos e a realização de atividades comuns na proteção dos direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e de suas famílias.

O evento teve como público-alvo profissionais que atuam na área da infância e juventude e, também, professores

O juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude do DF Renato Rodovalho concretizou a assinatura do acordo agradecendo o trabalho da equipe e afirmando que “os responsáveis pela execução desse contrato foram verdadeiros arquitetos no importante protocolo”.

O evento teve como público-alvo profissionais que atuam na área da infância e juventude e, também, professores. A programação do seminário Conectando Pontos da Rede incluiu mesas redondas que discutiram a atuação em rede, apresentação de casos e painel sobre escuta especializada, além da assinatura do termo de cooperação técnica.

Lei da Escuta

Com a vigência da lei nº 13.431/17, conhecida como a Lei da Escuta, novas formas de ação passaram a ser exigidas dos profissionais do sistema de justiça, polícias e profissionais da Rede de atendimento, em relação às formas e protocolos, com o objetivo de atender crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

“É uma satisfação para a Secretaria de Justiça a assinatura desse termo, que ressalta a importância da união entre sociedade civil e Estado, com todos que compõem a rede, para que a gente possa fazer a efetiva progressão das nossas crianças e adolescentes aqui do Distrito Federal. Hoje, são mais de 700 mil crianças e adolescentes no DF que precisam da nossa união, do nosso trabalho, da nossa força e do nosso atendimento, na prevenção da violação dos seus direitos”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Contribuição

A subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes e presidente do Conselho para Crianças e Adolescentes (CDCA), Fabiana Gadelha, ressalta que “iniciativas como esta irão contribuir para fortalecer a integração entre os órgãos de proteção e o Sistema de Justiça, para assegurar um atendimento mais célere, qualificado, humanizado e eficaz às necessidades de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, bem como de suas famílias”.

Participaram do evento a secretária de Justiça Marcela Passamani; o juiz da Vara da Infância e da Juventude do DF Renato Rodovalho; o presidente do Tribunal do Distrito Federal e Territórios, desembargador Romeu Gonzaga Neiva; a delegada Titular da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente, Simone Maria Pereira da Silva; a defensora pública do DF Juliana Leandra; o promotor de Justiça e colaborador do Núcleo de Enfrentamento à Violência Sexual do MPDFT Ronny Alves; Flávio Schmidt, do TJMG; e a representante do Centro Integrado 18 de Maio, Thereza de Lamare. A mediação do seminário foi feita pelo psicólogo e supervisor da Vara da Infância e Juventude, Reginaldo Torres. A moderadora do evento foi Fabiana Gadelha.

*Com informações da Sejus

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA