Ação Social

Goiás Social e OVG capacitam municípios para ações sociais

Publicado

em

OVG e Goiás Social iniciam capacitação para agentes sociais de municípios goianos. Objetivo é fortalecer ações de combate às desproteções sociais em todo o estado

Curso é voltado para agentes sociais de todos os 246 municípios goianos e ministrado por professores mestres e doutores ligados à Organização das Voluntárias de Goiás. Primeiras turmas seguem até 19 de abril, quando novas vagas serão abertas

Responsáveis por levar ações sociais a famílias em vulnerabilidade dos 246 municípios goianos, o Goiás Social e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) deram início a uma nova ação de combate às desproteções sociais: a capacitação de agentes que atuam nos municípios. O público-alvo inicial é composto por primeiras-damas, assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e demais profissionais que atuam nos órgãos e entidades vinculados ao Sistema Único de Assistência Social (Suas) no estado. Gestores públicos, estudantes e pesquisadores sobre assistência social já iniciaram a formação, que é ministrada por professores mestres e doutores ligados ao Governo de Goiás.

“O compromisso assumido pelo governador Ronaldo Caiado para romper com o ciclo da pobreza no estado é o que tem norteado o trabalho do Goiás Social nos últimos 5 anos. E isso só é possível, pois temos trabalhado com foco na capacitação social e em busca de resultados reais na vida das famílias goianas”, destacou a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

A primeira turma do curso iniciou as aulas no dia 12 de março e segue até 19 de abril, quando novas vagas serão disponibilizadas. O conteúdo é norteado pelo caderno Goiás: Fortalecendo Redes de Proteção Social, da série Debates Sociais, criada sob a supervisão de Gracinha Caiado.

Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Jaraguá, município a 120 quilômetros de Goiânia, Antônia Ramos garantiu que essa é uma oportunidade de suma importância para o bom desenvolvimento da assistência social. “Já nos sentimos mais preparados para desenvolver nosso trabalho com profissionalismo, ao aprofundar os estudos teóricos, ao mesmo tempo em que podemos conhecer e discutir casos práticos sobre o atendimento às pessoas que mais precisam”, avaliou ela. Ainda segundo a gestora, o cuidado com o serviço que é ofertado pelo estado aos municípios “é reflexo de uma gestão que cuida verdadeiramente das pessoas, oferecendo uma base sólida para que ninguém fique desamparado”.

Debates Sociais
Os Debates Sociais, instituídos em agosto de 2020, têm a função de reforçar a promoção e integração com os municípios para combater, de forma mais efetiva, as desigualdades e as desproteções sociais. Por meio da OVG e do Goiás Social, as oficinas, os cursos e os minicursos têm gerado mudanças reais na vida de milhares de famílias. “Foi por meio dessas ações, realizadas em conjunto com as prefeituras, que conseguimos implementar programas com grande alcance, como Mães de Goiás, Bolsa Estudo, Dignidade, Aluguel Social, NutreBem, ProBem e tantos outros. É por tudo isso que hoje somos o segundo estado que mais reduziu o índice de pobreza em todo o país”, recordou Gracinha Caiado.

Fotos: Divulgação / Organização das Voluntárias de Goiás – Governo de Goiás

Comentários do Facebook

Ação Social

Bombeiros de Goiás chegam ao Rio Grande do Sul e iniciam resgate

Publicados

em

Primeiro trabalho foi no Rio do Sino, município de São Leopoldo, onde três pessoas e três cachorros foram resgatados

O trabalho dos bombeiros goianos que partiram rumo ao Rio Grande do Sul para ajudar na missão de resgate de vítimas das enchentes começou a alcançar os primeiros êxitos neste domingo (05/05). O primeiro trabalho realizado ocorreu no Rio do Sino, município de São Leopoldo, onde três pessoas e três cachorros foram socorridos com sucesso. Segundo a unidade local, são mais de 840 pedidos de vítimas ilhadas.

As seis viaturas que partiram do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares de Goiás (CBMGO), no Setor Central de Goiânia, na última sexta-feira (03/05) chegaram às 4h deste domingo (05/05) em Porto Alegre, de onde seguiram com destino ao município situado a 40 km da capital gaúcha e que foi bastante afetado pelas chuvas.

O Tenente Coronel Marcus Vinicius Borges Silva, líder da equipe, destacou a importância da missão: “Atuaremos inicialmente em uma área de região serrana, onde possivelmente existem pessoas soterradas. Mais do que uma missão militar, essa ação é uma devoção divina que fazemos, ajudando quem mais precisa”.

Equipe de bombeiros que saiu de Goiânia na sexta-feira chegou na madrugada deste domingo no Rio Grande do Sul e atua no município de São Leopoldo

Equipe de bombeiros que saiu de Goiânia na sexta-feira chegou na madrugada deste domingo no Rio Grande do Sul e atua no município de São Leopoldo

A partida das equipes de Goiás foi determinada pelo governador Ronaldo Caiado na última quinta-feira (02/05), como parte dos esforços de solidariedade nacional diante da situação de emergência no Rio Grande do Sul. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Caiado afirmou: “Agora é o momento de todo o país se unir para ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul”.

Especialistas
Composto por 21 militares, 4 cães e 4 embarcações de salvamento, o grupo de enviados tem a missão de enfrentar os desafios causados pelos temporais que assolam a região sul do país. Eles estão preparados para permanecer 10 dias no Rio Grande do Sul. Uma equipe extra ficará de prontidão na capital.

Segundo informações da Defesa Civil gaúcha, 235 municípios foram afetados pelas chuvas, resultando em mais de 23 mil desalojados. Até o momento, os temporais causaram pelo menos 75 mortes e chega a 103 o número de pessoas desaparecidas.

Foto: Secom e CBMGO / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA