Caldas Novas

Mutirão promovido pela Prefeitura de Caldas Novas recolhe 12 toneladas de lixo no Lago Corumbá I

Publicado

em

A Prefeitura de Caldas Novas, através Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), recolheu mais de 12 toneladas de lixo, durante o 5º Mutirão de Limpeza do Lago Corumbá I, realizado neste domingo, 26 de março. A ação voluntária envolveu 115 pessoas, membros da Associação Amigos do Lago, da Brigada Contra Incêndio Florestal (BCIF), alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental das faculdades locais, cooperados da Recicaldas, além de demais voluntários.

De acordo com o prefeito Kleber Marra, que participou dos trabalhos, foram recolhidos o equivalente a dois caminhões de materiais, como, garrafas, móveis, eletrodomésticos, isopor, entre outros. “Tudo isso será encaminhado para o galpão de beneficiamento de materiais recicláveis da coleta seletiva municipal, realizada sob operação da Cooperativa Recicaldas”, explicou.

O gestor ressaltou ainda a importância de ações como essa para o cuidado com o Meio Ambiente. “Somos agraciados com muitas riquezas naturais em Caldas Novas, que nos permite explorar, de forma consciente, o turismo de nossa região das águas quentes. E o lago é um desses presentes que temos. Por isso, é muito importante que a população e turistas se conscientizem sobre a preservação desse bem natural”, falou Kleber Marra.

O secretário de Meio Ambiente Sérgio Gustavo contou que durante a ação, a prefeitura fez a entrega oficial de duas novas embarcações. “Uma para Associação Amigos do Lago, que será utilizada para a manutenção das ações e programas de proteção e conscientização ambiental e outra para a Semmarh, que poderá aumentar seu campo de atuação e fiscalização no lago Corumbá”, destacou.

Secretaria de Comunicação / Prefeitura de Caldas Novas

Comentários do Facebook

Caldas Novas

MPGO apura esquema de adulteração em guias e tributos dos cadastros imobiliários de Caldas Novas

Publicados

em

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por intermédio da 5ª Promotoria de Justiça de Caldas Novas, deflagrou na manhã desta quarta-feira (8/5) operação para apurar eventuais fraudes praticadas por servidores públicos em benefício de particulares.

A investigação verifica alterações de valores de guias de recolhimento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), do Imposto Sobre Serviços (ISSQN) e nos cadastros imobiliários nos sistemas informatizados do município de Caldas Novas.

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Caldas Novas e Aparecida de Goiânia. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Caldas Novas.

A operação conta com apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional (CSI) do MPGO e a participação de cinco promotores de Justiça e sete delegados, além de agentes da Polícia Civil e de integrantes da Polícia Militar.

(Texto e fotos: CSI / Edição: Ascom MPGO)

(Texto e fotos: CSI / Edição: Ascom MPGO)

 

Na manhã de hoje (08/05), a prefeitura de Caldas Novas, soltou essa nota.

NOTA DE RESPOSTA

Em razão dos questionamentos sobre a “Operação do Ministério Público de Goiás, para apurar eventuais fraudes praticadas por servidores públicos em benefício de particulares”, o Governo de Caldas Novas vem a público esclarecer que:

1) A ação do Ministério Público de Goiás, que acontece em Caldas Novas nesta quarta-feira, 08, tem como alvo apurar alterações de valores de guias de recolhimento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), do Imposto Sobre Serviços (ISSQN) e nos cadastros imobiliários nos sistemas informatizados do município de Caldas Novas.

2) Cumpre esclarecer que, a referida ação foi deflagrada justamente a conhecimento do Governo de Caldas Novas, que através da Secretaria Municipal de Fazenda e Gestão, determinou a instalação imediata de uma sindicância para apurar denúncias praticadas por servidores públicos, após notificação do Tribunal de Contas dos Município (TCM) com imputação de débitos na ordem de aproximadamente 10 milhões, originados por descontos indevidos de impostos praticados na gestão anterior, nos anos de 2018 a 2020.

3) Afirma também, que através de Portaria Municipal nº 354 de 27 de março de 2023, e publicado no Diário Oficial do Município em 31 de março de 2023, Edição nº 1193, o Procedimento de Sindicância foi instaurado pelo Município.

4) Ademais, esclarece, que em 1º de agosto de 2023, a Secretaria Municipal de Fazenda e Gestão, realizou o envio do procedimento integral da Comissão de Sindicância, que acusou indícios de ilícito de natureza penal, ao Ministério Público de Goiás, vez se tratar do órgão competente para instaurar eventual ação penal, gerando então, a Operação realizada nesta data, em Caldas Novas.

5) Confirma ainda, que a Procuradoria-Geral do Município acompanha e colabora com toda a ação promovida pelo Ministério Público de Goiás com apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional (CSI) do MPGO e a participação da Polícia Civil e Polícia Militar.

Respeitosamente, nos colocamos à disposição para qualquer outro esclarecimento.

Secretaria de Comunicação / Prefeitura de Caldas Novas

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA