Geral

Fomento ao esporte, lazer e projetos ligados à juventude marcam gestão de Wanderlei Barbosa

Publicado

em

Com o objetivo de promover ações que visem à preservação da memória esportiva e da juventude no Estado, o governador Wanderlei Barbosa criou a Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, por meio da medida provisória de 4 de fevereiro de 2022, o que possibilitou a ampliação de ações e projetos de norte a sul do Tocantins.

A realização do Copão Tocantins entrou para a história. Mais do que um evento esportivo, a maior competição de futebol amador já realizada no Estado gerou integração, fomentou a economia e deu visibilidade aos atletas amadores e profissionais. Somente a primeira fase contou com a participação de 101 municípios, 129 equipes, 3.840 atletas e mais de 500 árbitros. As equipes se desafiaram em 112 jogos na etapa regional, enquanto a fase estadual teve 30 partidas. A equipe gurupiense Maxzen se tornou a campeã da primeira edição.   

Para o presidente do Maxzen, Max Wellbe Ferreira, o sentimento é de orgulho em participar de um campeonato em âmbito estadual. “Tivemos a grande alegria de enfrentar várias equipes, conhecer lugares e desenvolver um belo trabalho com nossos atletas. Foi um divisor de águas tanto como equipe quanto financeiramente. Esperamos que seja um projeto que tenha continuidade, pois foram 129 equipes envolvidas, que movimentaram cidades, torcidas, times que estavam parados devido à pandemia e sentiram o ânimo de juntar uma equipe e participar”, declara.

O Governo do Tocantins, com a sua missão de proporcionar lazer e fomentar o esporte para os tocantinenses, também está presente nas quadras. A Arena Getúlio Rabelo e a Escola Estadual Francisco Pereira Felício se tornaram palco da primeira edição da Copa Colinas de Handebol, uma competição estadual que reuniu 380 atletas, 33 jogos e 19 equipes de várias partes do Tocantins como Wanderlândia, Araguaína, Palmas, Paraíso do Tocantins, Goiatins, Dois Irmãos, Xambioá, Miracema, além de representantes do estado do Pará.

A ideia da Copa Colinas de Handebol nasceu dos próprios atletas e o Governo do Tocantins encabeçou esse projeto. “Com esse evento, conseguimos mostrar o quanto essa modalidade é querida por muitos. Reunimos equipes de dentro e fora do Estado, uma competição muito bem organizada. Sabemos como importante é a realização desses eventos em nosso Estado, onde todas as modalidades vêm desempenhando um grande feito. O esporte no Tocantins não tinha tanto valor como tem agora. Nós, amantes do esporte, sabemos a importância de ter gestores que olhem pela gente”, destaca a atleta Thainá Siqueira.

A criação da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude possibilitou parcerias com as entidades esportivas. O projeto Vem Verão percorreu as praias tocantinenses durante a temporada de veraneio. A ideia foi desenvolvida em parceria com a Federação de Beach Soccer e a Federação de Futevôlei, com os objetivos de difundir essas modalidades esportivas em várias partes do Estado e garantir a promoção do direito ao esporte, além de promover a socialização, revelar atletas e promover a economia local. Em sua primeira edição, o festival foi realizado nas cidades de Araguanã, Peixe, Araguacema e Caseara, além da etapa em Palmas, realizada em paralelo com o Estadual de Beach Soccer. Destaque também de apoio do Estado na realização da Copa do Trabalhador de Futebol Society, no estádio Mirandão, em Araguaína, nos dias 30 de abril e 1° de maio.

Essas parcerias fortalecem as ações e quem ganha são os amantes do esporte. Campeão do futevôlei nas categorias aberta e mista da etapa realizada em Peixe, Felipe Ribeiro Alves destaca a integração propiciada pela realização do projeto Vem Verão. “É muito legal conhecer outras pessoas de diferentes cidades e fomentar o esporte. Foi uma experiência muito boa. Muitas pessoas conheceram esse esporte lá mesmo na praia e já começaram a praticar. Foi bom ver pessoas de diferentes idades, que passaram a se interessar pelo esporte”, frisa.

Em maio deste ano, a Capital tocantinense se tornou palco da Copa Society Palmas 33 anos. O Taquaralto Esporte Clube se tornou um dos campeões do torneio. “Só temos a agradecer à organização pela bela competição e por todo o apoio concedido ao nosso time. A gente segue batalhando para conquistar o nosso lugar e o espaço no campo e na quadra. Sabemos que, com a ajuda de todos, podemos ir longe”, destaca a jogadora Vitória Moreira.

 O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Flávio Cabanhas, enfatiza que a criação da Pasta foi uma idealização de um gestor que realmente gosta e apoia o esporte. “Ela surgiu com o objetivo de fomentarmos o esporte. Fizemos eventos de diferentes modalidades, incentivamos vários atletas do Tocantins a participar de competições nacionais e estamos, aos poucos, entrando no desenvolvimento do esporte da forma como a gente realmente quer. Foi um ano de muito trabalho. Na juventude, fizemos algumas ações como o Tenda Jovem e o programa Jovens Protagonistas para fomentar o protagonismo juvenil”, destaca o gestor.

Juventude em ação

Uma das missões do Governo do Tocantins é promover o protagonismo juvenil, a fim de estimular a cidadania e a participação social. Pensando nisso, muitos projetos surgiram este ano com o objetivo de dar voz a esse público. O projeto Tenda Jovens Transformadores está percorrendo os municípios tocantinenses, com o apoio das prefeituras. Os eventos são realizados de forma itinerante e proporcionam que a comunidade local possa interagir de forma direta com as políticas públicas.

A cidade de Arapoema recebeu a primeira edição do projeto Tenda Jovens Transformadores. O secretário de Juventude do município, Emerson Bezerra, ressalta que, com essa ação, foi possível levar ao conhecimento desse público os eixos constitucionais do Estatuto da Juventude. “A importância foi trazer os serviços que antes estavam só dentro dos órgãos. Também distribuímos mudas de plantas pela Secretaria de Estado da Agricultura e fizemos inscrições para os cursos de informática, que a prefeitura oferece gratuitamente, entre outros. Também foram realizadas apresentações culturais nas escolas e lançados cursos do IFTO, que são desenvolvidos em parceria com o Estado. Foi de suma importância e movimentou toda a juventude daqui”, explica Emerson Bezerra.  

O Governo do Tocantins também esteve presente na Semana Municipal da Juventude em Dianópolis, na região sul do Estado, com a Tenda Jovens Transformadores. A coordenadora-geral de Projetos do município, Fernanda Gomes, destaca que a participação da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude possibilitou um espaço de trocas de informações, levando programas, projetos e serviços para o conhecimento desse público. “A ação buscou incentivar o debate sobre políticas públicas para a juventude; estimular os jovens do poder de decisão política; e fortalecer uma cultura de paz, conhecimento dos direitos humanos e das igualdades fundamentais. Também foi possível compartilhar visões que envolvem a juventude como participação social, empregabilidade, voluntariado, empreendedorismo, saúde mental e articulação em rede de políticas públicas”, explica. A gestora de Juventude também lembra que esse foi o pontapé para um projeto ainda maior. “Agradeço imensamente pela efetiva participação e pela parceria durante o evento, o que contribuiu muito com a elaboração do Plano Estadual para a Juventude”, afirma. 

As ações de juventude seguem percorrendo os municípios do Tocantins, com a realização do projeto Jovens Protagonistas. Até o fim de outubro, serão realizados oito encontros on-line nas capacitações sobre políticas públicas para a juventude, protagonismo juvenil e elaboração de projeto-ação de transformação social. Os jovens participantes de várias partes do Estado já foram selecionados e a ideia é fazer com que o jovem seja protagonista daquilo que ele defende e acredita; incentivando a transformação dos seus espaços. Em novembro deste ano, selecionaremos um projeto por meio de votação on-line popular que será premiado com um fundo no valor de R$ 5 mil. O objetivo está na valorização das ações dos jovens e no fortalecimento das políticas públicas de juventude no Estado.

Copa Colinas de Handebol reuniu equipes de todo o Tocantins e times do Pará – Seju/Governo do Tocantins

Projeto Vem Verão fomentou o esporte e a economia das praias tocantinenses – Seju/Governo do Tocantins

Projeto Tenda Jovens Transformadores tem, como referencial político e pedagógico, o marco legal da juventude – Seju/Governo do Tocantins

Copa Society, realizada em Palmas, difundiu o futebol em Palmas em várias categorias – Seju/Governo do Tocantins

Projetos no âmbito da juventude estão sendo realizados em todo o Tocantins – Seju/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Ministério da Saúde já enviou 25 toneladas de medicamentos e insumos para atender população gaúcha

Publicados

em

Nos últimos dias, cem kits de medicamentos e insumos, com capacidade para atender a até 1.500 pessoas durante um mês, chegaram ao estado. Programa Nacional de Imunizações enviará, nesta semana, 600 doses de imunoglobulina ao Rio Grande do Sul

Ministério da Saúde já enviou um total de 25 toneladas de medicamentos e insumos para o Rio Grande do Sul. O objetivo é manter o estado abastecido durante a calamidade provocada pelas severas enchentes dos últimos dias.

A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, 13 de maio, no Hospital Conceição, em Porto Alegre, durante entrevista coletiva para rádios regionais.

Cem kits de medicamentos e insumos – com capacidade para atender a até 1.500 pessoas durante um mês – chegaram nos últimos dias ao estado. Conhecido como kit emergencial, ele é composto por oito caixas que, somadas, pesam 250 kg. Além de remédios, o conjunto inclui também luvas, seringas, ataduras, etc.

Vale destacar que o volume não considera outros repasses de medicamentos, vacinas e insumos que estão sendo enviados para repor os estoques perdidos com as enchentes e os que já estavam previstos na rotina. A título de comparação, em todo o ano passado, foram distribuídos 106 kits para emergências no Brasil.

Durante o balanço, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, detalhou a operação de hospitais de campanha no estado. Foi confirmado que a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) irá operar quatro hospitais de campanha no estado.

Um já funciona em Canoas, outro está sendo montado na capital gaúcha e um terceiro em São Leopoldo. A destinação da quarta unidade ainda será definida. Desde o início da calamidade no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde já enviou recursos para 246 unidades de assistência.

ALERTA PARA GRIPE — O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública (Desp) do Ministério da Saúde, Márcio Garcia, fez um alerta para doenças respiratórias. Com as aglomerações em abrigos e a temperatura baixando, a preocupação é com o aumento do número de casos de gripe e covid-19.

“A combinação é favorável para o aumento dessas doenças. As pessoas vacinadas vão estar mais protegidas. Diminuem as chances de adquirir a doença ou de evoluir para um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, frisou.

NÚMEROS — Veja a seguir alguns números das ações no RS apresentadas durante a coletiva:

Balanço de atendimentos

  • Total: 1.600 / Hospital Campanha (HCamp) de Canoas: 1034
  • Equipes volantes: 548
  • Encaminhamento ou transferência para outra unidade: 57
  • Remoções aéreas: 25
  • Atendimentos psicossociais: 22

Força de trabalho:

  • 134 profissionais em atuação;
  • 6 equipes volantes (13 enfermeiros + 9 médicos);
  • 15 equipes aeromédicas (15 enfermeiros + 15 médicos);
  • 62 profissionais no HCamp;
  • 19 profissionais de gestão;
  • 1 equipe psicossocial (5 psicólogas)

Recursos aplicados:

  • Medida provisória (MP) de liberação de crédito extraordinário, editada pelo presidente Lula, no domingo (12), traz a liberação de R$ 861 milhões para ações de saúde primária e especializada, vigilância epidemiológica, assistência farmacêutica e contratação temporária de profissionais;
  • Antecipação de R$ 40 milhões para compra de medicamentos;
  • Antecipação do pagamento do piso aos profissionais de enfermagem do estado. O total do repasse é de R$ 30 milhões;
  • Repasse, em parcela única, de R$ 63,1 milhões do Fundo Nacional de Saúde à Secretaria Estadual de Saúde e aos fundos municipais de saúde do Rio Grande do Sul;
  • Liberação, de forma imediata, no dia 6 de maio, de R$ 534 milhões em emendas individuais de congressistas do Rio Grande do Sul para auxiliar os municípios do estado afetados pelas enchentes. As emendas estavam alocadas na área da Saúde.

IMUNOGLOBULINA  — Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviará, nesta semana, 600 doses de imunoglobulina à população do Rio Grande do Sul. As imunoglobulinas são proteínas utilizadas pelo organismo para combater um determinado antígeno, como vírus e bactérias, por exemplo.

Além disso, o Ministério da Saúde também vai destinar 1,1 mil frascos de soro; 416 mil doses de vacinas contra hepatite A, raiva, poliomielite e influenza, e 134 mil doses de covid-19. A destinação de todos esses insumos foi debatida, nesta segunda-feira (13), durante reunião de monitoramento do Centro de Operações de Emergência (COE) para chuvas intensas e inundações na Região Sul.

“Neste momento, as síndromes respiratórias também passam a ser um problema. Por isso, estamos focados em proteger a população gaúcha. Precisamos de uma ação ativa para vacinar inclusive dentro dos abrigos”, afirmou, na reunião, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA