Política

Audiência pública na Alego debate indenização para filhos de pessoas com hanseníase

Publicado

em

Audiência pública sobre indenização e pensão dos filhos de pessoas com hanseníase, por iniciativa do deputado Alysson Lima (PSD), teve espaço no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela, na manhã desta quinta-feira, 30. O parlamentar falou da importância do debate, para buscar o reconhecimento do erro e reparação do Estado com indenização a essas pessoas.

Além de Lima, na presidência dos trabalhos, a mesa diretiva contou com a presença do deputado Antônio Gomide (PT), de Arthur Custódio, coordenador nacional do Movimento de Reintegração Hanseniano (Mohran), do coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Marco Túlio Félix Rosa, e Venerando Lemes, presidente do Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO).

“O Brasil ocupa, atualmente, o primeiro lugar em incidência da doença, perdendo apenas para a Índia. Goiás é o sétimo estado com mais casos”, assinalou Alysson Lima. O parlamentar, também, cobrou por mais informações e orientações acerca da doença. “Goiás tem a pior taxa de cura do Centro-Oeste”, enunciou. 

Antônio Gomide relembrou o histórico da doença, marcada pelo preconceito e discriminação impostos às pessoas e filhos delas em decorrência da hanseníase “Sabemos da dificuldade e do estigma na sociedade.”

Gomide relembrou que foi de sua autoria a Lei nº 21301/22, que regulamenta o Dia Estadual de Prevenção e Combate à Hanseníase. 

O coordenador do Mohran ressaltou a importância de discutir a indenização. Também reiterou o aumento dos índices da doença no País, além de ressaltar o papel político do movimento e da necessidade de se discutir e tomar decisões sobre a área e prédios da Colônia Santa Marta, local para onde eram encaminhados os doentes com hanseníase, e, ainda, a regularização fundiária da área e o tombamento como patrimônio de memória sensível ou memória da dor.

Arthur assinalou como a questão de indenização tem sido tratada no país e nos estados. “Quanto mais se falar, mais importante é. A gente precisa discutir para avançar”, afirmou. 

Já o coordenador de Direitos Humanos da DPE-GO assinalou a importância do debate sobre o tema, afirmando que é preciso reparar o que ele avalia como erro histórico. “Nada vai trazer o reparo à criança separada dos pais, mas é importante”, ressaltou Marco Túlio que abordou, ainda, a atuação da Defensoria, principalmente acerca de questões referentes à saúde. 

Venerando Lemes assinalou a necessidade de atuar a favor dessas pessoas e disse que defender direitos é o mínimo a se fazer. Para ele, a indenização é mais que justa.

O presidente do Conselho de Saúde se comprometeu a apresentar a situação na próxima reunião do órgão, além de abordar o aumento dos casos, que estão subnotificados, segundo ele, além do problema gerado pela interrupção do tratamento.

Marca do preconceito

A audiência pública foi marcada por depoimentos emocionados de pessoas egressas dos orfanatos e educandários, para onde eram levados os filhos de pessoas com hanseníase, separados de seus pais. Na oportunidade, contaram que foram retirados do convívio familiar por causa do risco de contágio.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA