Cidades

Goiás lidera ranking de redução de roubos em residência e comércio

Publicado

em

Goiás é o Estado brasileiro que mais reduziu as ocorrências de roubos em estabelecimentos comerciais (-28,9%) e de roubos em residência (-29,5%), em 2021, quando comparado com igual período de 2020. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, dia 28, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, por meio do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O estudo possui publicação periódica e reúne informações de fontes oficias da Segurança Pública de todas unidades federativas.

A queda contínua nas ocorrências de crimes violentos vem sendo apresentadas desde o início da atual gestão. As publicações de comparativos nacionais comprovam essa tendência. “Tenho orgulho de ser governador de Goiás com as forças de segurança mais competente, corajosa e solidária que existe neste País”, comemorou o governador Ronaldo Caiado com o destaque nacional do trabalho da Segurança Pública de Goiás. “A segurança pública hoje é uma realidade porque nosso governador nos dá total autonomia para trabalhar. É uma das vertentes de governo. É uma das marcas que estamos deixando, é um legado”, avaliou o secretário de Segurança Pública de Goiás Renato Brum.

Ocorrências de roubo de veículos

De acordo com o do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Goiás também está em destaque na redução de roubo de veículos. A queda aferida dessa natureza criminal foi de 31,3%, enquanto a média nacional é de -4%. O percentual de diminuição é o segundo maior do país, ficando atrás somente do Rio Grande Sul (-38,9%). Levando em consideração a taxa de ocorrência por 100 mil habitantes, os indicadores goianos continuam em evidência: Goiás é o estado brasileiro com a segunda a menor taxa de roubo de veículos: 39,9 por cada 100 mil habitantes, quando a taxa nacional é de 128,5 X 100 mil/hab, ficando atrás somente do Mato Grosso do Sul, que apresentou taxa de 28,6 X 100 mil/hab.

Os registros desta modalidade criminosa saíram de uma média diária de 27,7 casos no estado, em 2018, para 4,6 em 2021. Os números que comprovam a queda drástica da média diária dessa modalidade estão disponíveis nos dados estatísticos divulgados pelo Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO). “Isso realmente é o resultado de uma polícia eficiente, competente, que hoje está totalmente articulada”, reconheceu o governador Ronaldo Caiado, que relembrou a insegurança vivida pela população nas gestões passadas. “Os criminosos tinham total conforto de agir em Goiás. No meu governo não se passa a mão na cabeça de bandido, tenha a estatura que tiver”, reforçou.

Ocorrências de roubo total

Ainda segundo os dados publicados pelo Anuário de Segurança Pública, a queda geral das ocorrências de roubo, que são os crimes violentos contra o patrimônio, o Estado de Goiás mantém lugar de relevância em relação aos números nacionais.

Enquanto a média nacional apresenta um recuo de 3,9% nas ocorrências de 2021, comparadas com igual período de 2020, Goiás aparece com redução de 26,5%, ficando atrás de Minas Gerais (-26,8%) e Tocantins (-29,2%). “No momento em que passamos a pedir a eficiência e a profissionalização da nossa polícia, 7,2 milhões de goianos e goianas passaram a viver em paz. Moram no campo, na cidade, nos bairros mais distantes, mas, hoje, moram com tranquilidade”, completou o chefe do executivo goiano.

Fonte: SSP – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA