Nacional
Serpro busca novas tecnologias de digitalização para micro e pequenos
Estão abertas, de hoje até as 18h do dia 18 de julho, as inscrições para o Hackathon Compras Governamentais. O evento, realizado pelo Serpro, com o apoio do Sebrae e do Ministério de Economia, ocorre de 20 e 28 julho.
O Hackathon Serpro é um evento que busca soluções tecnológicas que contribuam com o desafio do governo federal de digitalização de seus serviços, visando facilitar a vida do cidadão, dos gestores públicos e de empresas prestadoras de serviço. É gratuito, e para participar é preciso ter mais 18 anos de idade. As equipes devem ter de três a cinco integrantes. A edição será online, com transmissão dos eventos de abertura e de encerramento pelo Youtube do Serpro.
Compradores
No Brasil existem mais 10 milhões de estabelecimentos de micro e pequenas empresas (MEPs), que respondem por 52% dos empregos com carteira assinada do setor privado. Já o governo é considerado o maior comprador do país, sendo responsável, segundo dados do IBGE, por um total de compras no valor de R$ 7,4 trilhões no ano passado, o que corresponde a 12% do PIB.
“Daí a importância de promovermos um encontro entre a administração pública com os MEPs e equiparados, facilitando e agilizando os procedimentos de credenciamento e contratações”, explica Tiago Arrais, gerente de Eventos do Serpro. “A tecnologia desenvolvida no hackathon pode ajudar a racionalizar recursos, desburocratizar processos e promover a transparência, simplificando o relacionamento das empresas com o poder público e contribuindo com a transformação digital do Brasil”, disse.
Premiação
O evento vai premiar os três primeiros colocados. O primeiro lugar receberá R$ 15 mil, o segundo lugar R$ 10 mil e o terceiro lugar R$ 5 mil. As soluções serão avaliadas segundo os critérios de promoção do credenciamento e participação das MEPs nas contratações públicas, usabilidade e design, inovação, criatividade e completude funcional. As cinco equipes mais bem avaliadas serão convidadas para uma demonstração final durante a cerimônia de encerramento do evento.
Segundo o Serpro, o Hackathon Compras Governamentais contará com cerca de 40 mentores, cinco palestrantes e seis membros da comissão julgadora. A última maratona de programação promovida pelo Serpro trouxe representantes do Ministério da Economia, Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Sebrae, Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e universidades federais de São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio Grande do Sul. A expectativa neste ano é reunir, novamente, representantes do governo, academia e sociedade.
Edição: Fernando Fraga
Nacional
Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia
Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.
As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.
Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.
Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.
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