Política

Por propositura de Julio Pina, Alego homenageou pessoas que prestam trabalho nas áreas da Saúde e Assistência Social

Publicado

em

Em atendimento a propositura do deputado Julio Pina (PRTB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na noite de sexta-feira, 27, no plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela, sessão solene extraordinária de entrega de Certificado do Mérito Legislativo. O parlamentar homenageou mais de uma centena de pessoas das mais diversas regiões do estado.

Após abrir a sessão, Julio Pina usou a tribuna para fazer o seu discurso. Cumprimentou a mesa das autoridades, os presentes e os servidores da Alego que contribuíram para que o evento fosse realizado. Frisou que a Casa de Leis se sentia honrada com a presença dos principais líderes de comunidades terapêuticas no Estado de Goiás.

Pina lembrou que é presidente da Comissão de Políticas públicas Sobre Drogas, criada em atendimento a requerimento de sua autoria. E enfatizou que tem R$ 3 milhões para distribuir às comunidades terapêuticas em 2023 e que vai sensibilizar outros colegas do Parlamento estadual para se juntar a ele nessa luta em prol de melhorias nas áreas da saúde e da educação no Estado. Adiantou que, neste ano, cada deputado terá R$ 14 milhões de emendas impositivas para investir em seus municípios.

Ele, ainda, prestou esclarecimentos no sentido de que cada comunidade terapêutica terá que estar legal perante a lei para receber a doação. E colocou seu gabinete à disposição de todas que ainda estão com a documentação irregular. Manifestou o contentamento dele com o crescimento do terceiro setor e assegurou que estará sempre pronto para contribuir com as comunidades terapêuticas.

Em seguida falou Humberto Augusto de Medeiros, fundador da Comunidade Terapêutica Fazendinha do Senhor Jesus. Ele agradeceu ao deputado pela homenagem e, entre outras coisas, destacou que a Fazendinha tem sede no município de Damolândia, onde cuida só de homens; e, em Goiânia, onde zela de mulheres.

Acolhimento

Humberto frisou que a comunidade está fazendo 40 anos e já acolheu 4 mil pessoas, das quais 60% não voltaram a usar álcool e drogas de modo geral. E enfatizou que a Alego está na dimensão do tempo e da alma daqueles que podem fazer o bem.

Também falou Fabrício Burjack, ex-usuário de drogas, que discorreu sobre livro dele, lançado recentemente, intitulado “Fundo do Poço”. Contou que começou a usar drogas bastante jovem, até os 40 anos de idade. “’Fundo do Poço’ conta a minha história com o objetivo de ajudar usuários de drogas a encontrar o caminho da libertação”, falou.

Fabrício frisou que está sóbrio há sete anos e realizando esse trabalho. “Já percorremos cerca de 700 mil quilômetros e ajudamos centenas de usuários de drogas.”

Em seguida, procedeu-se à entre do Certificado do Mérito Legislativo a mais de 100 pessoas de destaque de comunidades terapêuticas e religiosas, ligadas a instituições filantrópicas que prestam trabalho na área da saúde e da assistência social e beneficiam a população, através das suas intervenções. Esse certificado, conforme requerimento do deputado, é um reconhecimento àqueles que se dedicam diariamente em prol de outras pessoas. Entre os homenageados, estava o médico Nelson Remy Gillet, holístico, que atua nas áreas de Terapia Intensiva, Cardiologia e Semiologia.

Após a entrega da honraria, Julio Pina concedeu a palavra a Carlinda Ribeiro da Cunha Lana, responsável técnica pela Comunidade Terapêutica Nova Esperança, de Santa Helena de Goiás, que discursou em nome dos homenageados.

Ela agradeceu a homenagem, que considerou um reconhecimento ao trabalho solitário e voluntário das comunidades terapêuticas, realizado com ética, determinação e doação por inteira. “Graças a Deus, as coisas estão mudando, com novas políticas públicas sobre drogas com um novo olhar para nosso trabalho”. Carlinda citou a Resolução 1, de 2015, que veio para regulamentar as comunidades terapêuticas; e a de n° 134/2019, que concedeu isenção às contribuições sociais.

Antes de encerrar a sessão, Julio Pina cumprimentou Carlinda pelo seu pronunciamento, prestou esclarecimentos sobre repasses para as comunidades terapêuticas, ressaltando que os repasses não serão interrompidos, mas que vencem no mês de julho próximo. O deputado encerrou a sessão, convocando outra, solene, para esta segunda-feira, 30, às 9 horas.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA