Geral

Índice de desemprego continua em queda no Distrito Federal – Agência Brasília

Publicado

em


“A divulgação da PED traz dados positivos a respeito da dinâmica do mercado de trabalho, principalmente da redução da taxa de desemprego, e mostrando que houve recuperação da renda para os 10% mais pobres da população ocupada do Distrito Federal”Renata Florentino, diretora de Estudos Urbanos e Ambientais da Codeplan

O Distrito Federal está no caminho certo para a retomada da economia, conforme aponta a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Codeplan e pelo Dieese. Os resultados da pesquisa mostraram que a taxa de desemprego total diminuiu 2,4 pontos percentuais no último ano (dezembro de 2020 a dezembro de 2021), passando de 19,5% para 17,1%.

No mesmo intervalo de tempo, a taxa de pessoas com 14 anos ou mais, englobadas no mercado de trabalho, sendo elas ocupadas ou desempregadas, conhecida como taxa de participação, cresceu de 65,1% para 65,7%.

A justificativa para a redução do contingente de desempregados nos 12 meses foi o aumento do nível ocupacional – 100 mil postos de trabalho – superior ao acréscimo da População Economicamente Ativa (PEA) – 57 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho.

Alguns setores, como serviços, construção e comércio e reparação, graças a seus respectivos crescimentos, foram responsáveis pelo incremento na ocupação. Houve também um aumento do assalariamento no setor privado com e sem carteira assinada, do assalariamento no setor público, do trabalho autônomo e do emprego doméstico.

“Essa divulgação da PED traz dados positivos a respeito da dinâmica do mercado de trabalho no DF, principalmente da redução da taxa de desemprego (15,9%), mantendo a tendência de queda desde junho do ano passado, e mostrando que, apesar do cenário geral, houve recuperação da renda para os 10% mais pobres da população ocupada do DF”, disse a diretora de Estudos Urbanos e Ambientais da Codeplan, Renata Florentino.

Ela ainda destacou o aumento de trabalhos em regime de CLT. “Também é um dado importante, pois são trabalhadores mais protegidos da queda de rendimento”, finalizou.

A pesquisa revelou também que houve um aumento do assalariamento no setor privado | Foto: Arquivo/Agência Brasília

Desemprego no quarto trimestre de 2021

Nos últimos três meses de 2021, a taxa de desemprego total também apresentou queda de 18,4% para 17,1% da PEA. E a taxa de participação retraiu de 67,2% para 65,7%.

Entre esses meses, o quantitativo de desempregados diminuiu devido ao decréscimo da PEA (43 mil pessoas saíram no mercado de trabalho) e da variação negativa do nível ocupacional (menos 5 mil postos de trabalho). Esse resultado se deu devido à redução no número de postos de trabalho no comércio e reparação e, em menor proporção, na indústria de transformação, no assalariamento do setor público, entre empregados domésticos e no agregado demais posições.

Desemprego na Periferia Metropolitana de Brasília (PMB)

A taxa de desemprego total na Periferia Metropolitana de Brasília em um ano diminuiu, ao passar de 23,2% para 20,1% da População Economicamente Ativa (PEA). De acordo com o boletim PED, em dezembro de 2021, 128 mil pessoas estavam desempregadas na PMB, 10,5% a menos que em dezembro de 2020.

Nesse período foi observado um aumento do nível de ocupação maior que o crescimento da PEA, o que explica a queda do contingente de desempregados. “Em dezembro, no DF e na Periferia Metropolitana, a ocupação interrompeu um movimento de ascensão, compensado pelo freio registrado no crescimento da força de trabalho. Ou seja, tivemos uma pausa da tendência esboçada em praticamente todo o ano de 2021 e o desemprego caiu por conta da saída de pessoas do mercado de trabalho”, afirma a economista e técnica do Dieese, Lúcia Garcia.

“Mesmo assim, tivemos a menor taxa de desemprego total para o DF desde dezembro de 2015. Atualmente, alcançamos o patamar de 15,9%. A continuarmos nesta tendência, a tarefa para 2022 é clara: melhorar a qualidade dos postos de trabalho gerados”, acrescenta.

Assista a apresentação da pesquisa no canal oficial da Codeplan no YouTube.

Acesse aqui:
Boletim Síntese PED-PMB_Dezembro
Boletim PED-AMB_Resultados de Dezembro 2020,_Setembro e Dezembro de 2021

*Com informações da Codeplan

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA