Nacional
Sistema Cantareira tem volume de 27% da capacidade nesta segunda
O Sistema Cantareira, um dos sistemas que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), está com 27,8% da capacidade de seu volume operacional nesta segunda-feira (10), segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O volume teve variação positiva em relação a ontem, de 0,3 pontos percentuais.
Desde 30 de dezembro, quando estava em 24,8%, o volume do Cantareira vem apresentando pequenas variações positivas. No entanto, há um ano, em 10 de janeiro de 2021, o volume era de 37,5%.
A Sabesp informou, em nota, que não há risco de desabastecimento neste momento na RMSP, mas reforçou a necessidade de uso consciente da água. Segundo a companhia, as projeções são de aumento no nível dos reservatórios em janeiro e fevereiro, meses com maiores médias históricas de chuvas.
A Sabesp informou ainda que seus investimentos tornaram mais flexível o Sistema Integrado da RMSP, que, além do Cantareira, é composto por outros seis mananciais, sendo possível abastecer áreas diferentes com mais de um sistema produtor, conforme a necessidade.
“Um conjunto de medidas vem sendo adotado para a segurança hídrica e preservação dos mananciais: integração do sistema (com transferências de água entre regiões), ampliação da infraestrutura e gestão da pressão noturna para maior redução de perdas na rede”, disse, em nota.
Edição: Aline Leal
Nacional
Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia
Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.
As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.
Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.
Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.
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