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Almoço em Itapoã resgatou cultura regional do Cerrado

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O chef Francisco Ansiliero seguiu sugestão de cardápio proposta pelo evento: “Foi um menu gostoso, gratificante” | Foto: Ascom AR Itapoã

A comida do Restaurante Comunitário do Itapoã estava com um sabor diferente neste sábado (18), graças à solidariedade do chef de cozinha Francisco Ansiliero, um dos voluntários da ação Nosso Natal promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF), com a mobilização de diversos órgãos públicos. O local estava preparado para servir 4 mil refeições a R$ 1.

O cardápio preparado para o almoço de Natal foi pernil ao molho de abacaxi e coxa e sobrecoxa de frango assadas ao molho de limão e ervas, farofa natalina, arroz, feijão e salada. Para beber, suco de abacaxi com hortelã e a sobremesa foi manjar de coco com calda de ameixa.

“Toda comemoração tem que ter um tempero especial. Honestamente ficou muito bom”, avalia o chef proprietário de um dos restaurantes mais tradicionais de Brasília, o Dom Francisco. “Nós seguimos a sugestão proposta pelo evento e o cardápio acertou em cheio. Foi um menu gostoso, gratificante e que resgata a cultura regional do cerrado.”

“Foi um momento de confraternização com a população e de celebração deste ano que, apesar das dificuldades, foi cheio de realizações. Renovamos as esperanças para 2022”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

Acostumado a fazer suas refeições no Restaurante Comunitário, o transportador Luciano Lopes sentiu a diferença no sabor da comida. “Estava muito bom. A população do Itapoã agradece ao chef por ter preparado uma culinária tão diferenciada. Essa ação ajuda a dar um ânimo e uma alegria para o próximo ano”, diz Luciano, acompanhado das filhas e da esposa.

Enquanto o chef comandava a cozinha, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e a Casa Civil, responsáveis pelo evento no Itapoã, organizaram diversas atividades na área externa para garantir a diversão de quem foi almoçar no restaurante comunitário.

A programação contou com as tradicionais cantatas de Natal, pintura de rosto, oficina de balão, pedal kart e a apresentação de palhaços e mágico, em parceria com o Sesc-DF e voluntários. No evento, também foram distribuídos algodão doce e pipoca. A população teve a oportunidade ainda de cortar o cabelo de graça e tomar a vacina contra a covid-19.

“Foi um momento de confraternização com a população e de celebração deste ano que, apesar das dificuldades, foi cheio de realizações. Renovamos as esperanças para 2022”, celebra a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

O Restaurante Comunitário do Itapoã se preparou para servir 4 mil refeições

Para o administrador regional, Marcus Cotrim, é uma “iniciativa fantástica” e que traz muitos benefícios aos moradores. “A nossa comunidade fica muito feliz e se agita quanto acontece esse tipo de evento, que trouxe uma comida deliciosa, muito amor e alegria”, acrescenta.

Coordenado pela primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, o evento está em sua terceira edição e envolve 15 chefs de cozinha. “Essa ação representa a união de esforços dos órgãos do Governo do Distrito Federal em prol da população mais vulnerável”, comenta o secretário-executivo da Casa Civil, Cristiano Lopes da Cunha.

Nas edições anteriores, o Nosso Natal vendeu 77 mil refeições – 46 mil em 2019 e 31 mil em 2020. Além de um almoço especial, a iniciativa leva para cada região atividades recreativas, organizadas pelas secretarias do DF e autarquias.

*Com informações da Secretaria de Turismo do DF

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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