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Mais de 13 mil mulheres no DF aprenderam um novo ofício em 2021

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Em 2021, ano de dificuldades para muitas famílias, em decorrência da crise provocada pela pandemia do coronavírus, 13.651 mulheres tiveram oportunidade de aprender, em cursos e oficinas oferecidas pela Secretaria da Mulher, formas de aumentar a renda familiar.

Na Semana da Mulher Empreendedora, 35 mulheres expõem seus produtos nas áreas de gastronomia, moda e artesanato e têm chance de aprender mais sobre negócios | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Trinta e cinco dessas empreendedoras estão mostrando esta semana o resultado desse aprendizado na Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia, onde expõem produtos que elas criam e comercializam, nas áreas de gastronomia, moda e artesanato.

“A questão passa pelo adequado controle dos recursos para gerir o negócio e avaliar adequadamente todas as despesas que envolvem a atividade”Luiz Djalma Rodrigues Filho, gerente de Microcrédito do BRB

A feira faz parte da programação da Semana da Mulher Empreendedora, evento que ocorre até esta quinta-feira (16), onde as mulheres também têm chance de aprender mais e de fazer contatos que permitam ampliar seus negócios.

Liberdade financeira

Em palestra do gerente de Microcrédito do Banco de Brasília (BRB), Luiz Djalma Rodrigues Filho, por exemplo, elas aprendem que a autonomia econômica compreende educação financeira e planejamento de negócios.

“A questão passa pelo adequado controle dos recursos para gerir o negócio e avaliar adequadamente todas as despesas que envolvem a atividade. Para o empreendimento evoluir, é preciso diferenciar a despesa pessoal da despesa da empresa”, alerta Luiz Djalma.

O BRB tem uma linha de crédito para atender os pequenos empreendedores, com foco na emancipação financeira. O objetivo é promover a geração de emprego e renda, além de potencializar os pequenos negócios.

Depois de fazer cursos de qualificação pelo projeto Mão na Massa, Thayline Lopes Reis passou a ganhar dinheiro vendendo brigadeiros, bombons e outras guloseimas que prepara e conquistou a região do Sol nascente, onde mora

São R$ 2 mil destinados para pessoas físicas e de até R$ 21 mil para pessoas jurídicas. Essa linha de financiamento não precisa de comprovação de renda e não exige garantias reais.

“Priorizamos as capacitações para proporcionar a garantia de autonomia econômica das mulheres, que é um tema estratégico para a secretaria”Ericka Filippelli, secretária da Mulher

Sonhos realizados

Na Semana da Mulher Empreendedora, o BRB realizou um mutirão de microcrédito com o objetivo de alcançar empreendedoras como Thayline Lopes Reis, 35 anos, dona de casa que sempre sonhou em ganhar dinheiro vendendo os brigadeiros, bombons e outras guloseimas que prepara.

O que era devaneio começou a se tornar realidade depois que Thayline fez cursos de qualificação pelo projeto Mão na Massa e seus doces começaram a conquistar clientes na região onde mora, Sol Nascente. Hoje, ela se orgulha de hoje ser chamada de empreendedora.

A denominação diz tudo sobre o novo caminho de Thayline. Ela aprendeu os processos para a precificação dos produtos e conheceu as formas de comercialização, como a pronta-entrega, entre outros temas.

A secretária da Mulher, Ericka Filippelli, visita a feira: autonomia econômica das mulheres é um tema estratégico para a pasta

“O Mão na Massa abriu a minha mente sobre como fazer negócios. Com o conhecimento, fui perdendo o medo e agora quero ser paga pelo que produzo e gerar renda”, explica Thaylane, que hoje já sonha em abrir uma pizzaria com o irmão.

Mão na Massa

O Mão na Massa é um dos programas da Secretaria da Mulher para a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo. O programa capacita as mulheres especificamente na área de gastronomia, mas existem outras boas opções de qualificação oferecidas pela secretaria, como o Mulheres Hipercriativas e o Oportunidade Mulher.

“Priorizamos as capacitações para proporcionar a garantia de autonomia econômica das mulheres, que é um tema estratégico para a secretaria. Essa é uma importante questão, porque não é somente a porta de entrada para as mulheres em situação de vulnerabilidade, mas também a porta de saída”, disse a secretária da Mulher, Ericka Filippelli.

São essas capacitações que possibilitam histórias como a de Thayline e a de Patrícia Ferreira Almeida. Aos 50 anos, Patrícia pinta tecidos e roupas e faz colares com açaí e botões.

Depois de comercializar os produtos quase que de porta em porta, a mulher viu as atividades ganharem um espaço próprio, o Armazém do Ofício. Localizado na QSB 01, em Taguatinga Sul, o espaço apresenta e comercializa a produção de 23 artesãs.

“Os cursos que já fiz me ensinaram até a importância de saber expor os produtos na vitrine. Antes, eu não sabia como promover o que faço, não tinha ideia de como deveriam ser as fotos. Ninguém tira da gente o conhecimento”, enaltece Patrícia Almeida.

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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