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Inscrições até domingo (24) para vagas em escolas públicas

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O prazo de inscrições para estudantes que queiram ingressar na rede pública de ensino no próximo ano letivo vai até domingo (24). Mas, a cinco dias do fim do período, o número de novos estudantes que se inscreveram é praticamente a metade do registrado em 2020. Até as 14h desta terça-feira (19), foram 15.987 inscrições, realizadas pelo telefone 156 e pela internet. No ano passado, o período de inscrições totalizou 31.974 cadastros.

“Quem perder a inscrição agora terá nova chance, mas com possibilidade bem menor de ser direcionado para uma escola mais perto da residência ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis”Mara Gomes, subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação

É provável que muitas pessoas tenham deixado para o fim do prazo, o que pode causar problemas. Por isso, a Secretaria de Educação alerta os interessados para que providenciem a inscrição o quanto antes, pela internet — onde o prazo foi aberto em 28 de setembro — ou pelo 156 — aberto para inscrições desde 5 de outubro.

“Isso sinaliza que muita gente pode estar deixando para a última hora, o que não é recomendável. Sempre há risco de congestionamento de linha telefônica e até do próprio site, quando muitas pessoas tentam o acesso ao mesmo tempo”, alerta a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Mara Gomes.

“Quem perder a inscrição agora terá nova chance, mas com possibilidade bem menor de ser direcionado para uma escola o mais perto possível da residência ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis”, completa a subsecretária.

As inscrições são exclusivamente para o ingresso de novos estudantes na educação infantil (pré-escola), no ensino fundamental e no ensino médio | Foto: André Amendoeira/ Ascom-SEEDF

Como proceder

As inscrições são exclusivamente para o ingresso de novos estudantes na educação infantil (pré-escola), no ensino fundamental e no ensino médio. Para ser cadastrada, é preciso que a criança complete 4 anos até 31 de março de 2022.

Pelo telefone, basta ligar para 156, opção 2, das 7h às 21h, nos dias úteis, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. Pelo site, é possível fazer a inscrição durante as 24 horas do dia.

A previsão é divulgar o resultado no dia 21 de dezembro de 2021, no site da Secretaria de Educação

No ato, o interessado precisa informar o número do CPF do estudante que será inscrito e o CEP da residência em que mora ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis. Com essas informações, a Secretaria de Educação vai direcionar os novos estudantes para escolas o mais próximo possível da residência ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis.

Resultado e efetivação da matrícula

A previsão é divulgar o resultado no dia 21 de dezembro de 2021, no site da Secretaria de Educação. Nessa data, os interessados vão saber para qual escola serão direcionados. As matrículas deverão ser efetivadas de 4 a 11 de janeiro de 2022. As orientações sobre o procedimento serão divulgadas oportunamente.

Ensino especial

O cadastro e a triagem de novos estudantes especiais, como também o remanejamento dos que já são matriculados em escolas da rede pública de ensino do DF, serão realizados até o dia 29 de outubro.

No caso das crianças matriculadas via Cartão Creche, todas precisam ter nova inscrição, pois o encaminhamento para a pré-escola não é automático

No caso de inscrição e triagem, os interessados devem se dirigir à regional de ensino mais próxima da casa ou do trabalho dos pais ou responsáveis. Para remanejamento (transferência de uma escola pública para outra), é necessário ir à secretaria da unidade escolar onde o estudante está matriculado.

A renovação da matrícula para o próximo ano letivo é automática para aqueles que já estão na rede pública de ensino. As secretarias escolares é que fazem a confirmação de matrícula desses alunos.

Para quem deseja mudar de uma instituição pública de ensino para outra, o remanejamento escolar ocorrerá de 8 a 11 de novembro, diretamente na escola onde o estudante está matriculado.

Da creche para a pré-escola

Para as crianças matriculadas em creches públicas e parceiras, o encaminhamento para a pré-escola na rede pública é automático. Porém, se os pais ou responsáveis pelas crianças quiserem atendimento em uma unidade escolar diferente da indicada para o ano letivo de 2022, devem fazer nova inscrição.

O cadastro deve ser feito também até 24 de outubro, exclusivamente por meio da Central de Atendimento ao Cidadão – 156, opção 2.

Caso optem por dar continuidade ao atendimento na rede pública de ensino na escola indicada, não é necessário efetivar nova inscrição por parte dos pais ou responsáveis.

Atenção: no caso das crianças matriculadas via Cartão Creche, todas precisam ter nova inscrição, pois o encaminhamento para a pré-escola não é automático.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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