Geral

Conplan atinge marca histórica de produtividade

Publicado

em


O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) atingiu uma marca histórica de produtividade, com o total de 16 projetos urbanísticos debatidos em um único dia. Durante a reunião virtual promovida nesta quinta-feira (7), o colegiado aprovou cinco processos e distribuiu outros 11 para a análise e relatoria dos conselheiros.

Um dos processos aprovados foi a regularização da Escola Classe 10 de Taguatinga, localizada na QSD 33, Setor D Sul, que aguarda registro em cartório há 23 anos | Foto: Divulgação/Seduh-DF

“É uma produtividade altíssima. Estamos atingindo marcas históricas neste dia”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira. “Além das cinco aprovações em um único dia, distribuímos mais 11 novos processos para os conselheiros relatarem nas próximas reuniões. Entre eles, do parcelamento do Residencial Tamanduá e a licença para a construção de um crematório no Campo da Esperança”, ressaltou.

Um dos equipamentos públicos atendidos foi o Fórum de Sobradinho, que terá seu lote ampliado de 1.750 metros quadrados para 4.568, 92 metros quadrados. A demanda foi solicitada pelo TJDFT, com a finalidade de atender o acréscimo das instalações do fórum

Dos cinco processos aprovados, três dizem respeito a ampliação e regularização de lotes para equipamentos públicos em Sobradinho, Taguatinga e Samambaia; um sobre parcelamento de solo no Setor Habitacional Boa Vista, em Sobradinho; e outro sobre ajustes para a relocação de um lote e alteração de seu uso no Setor Residencial de Indústria e Abastecimento do Guará I.

Um dos equipamentos públicos atendidos foi o Fórum de Sobradinho, que terá seu lote ampliado de 1.750 metros quadrados para 4.568, 92 metros quadrados. A demanda foi solicitada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), com a finalidade de atender o acréscimo das instalações do fórum. Além de regularizar o cercamento do prédio, para a segurança tanto dos servidores quanto de quem vai a procura dos serviços do judiciário.

Também foi aprovada a regularização da Escola Classe 10 de Taguatinga, localizada na QSD 33, Setor D Sul. A área onde fica a unidade escolar não está registrada em cartório há 23 anos, apesar de fazer parte do memorial de loteamento do setor.

Outro equipamento público beneficiado foi o Hospital Regional de Samambaia (HRSam), que terá sua área ampliada. O projeto foi um pedido da Secretaria de Saúde em razão da pandemia de covid-19, sendo que a ampliação foi considerada necessidade pública, para aumentar a capacidade de atendimento. O objetivo é a área total chegar a 6.040 metros quadrados.

“Gostaria de agradecer a todos os conselheiros que votaram favoráveis a esse projeto. Há uma necessidade de ampliação do hospital, para poder atender mais famílias durante a pandemia”, comentou a conselheira e relatora do processo Ruth Stéfane Costa, representante da Prefeitura Comunitária dos Moradores da Colônia Agrícola Sucupira (Precomor).

Outro equipamento beneficiado foi o Hospital Regional de Samambaia (HRSam), que terá sua área ampliada. O projeto foi um pedido da Secretaria de Saúde em razão da pandemia de covid-19. O objetivo é a área total chegar a 6.040 metros quadrados

As áreas do hospital, da escola e dofórum serão incluídas no Projeto de Lei Complementar (PLC) elaborado pela Seduh, que reúne outros lotes de equipamentos públicos em várias regiões administrativas do DF que estão pendentes de regularização.

Após a aprovação do Conplan, o PLC então será encaminhado para análise da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Depois disso, deverá ser sancionado pelo governador Ibaneis Rocha.

Parcelamento de solo

O colegiado aprovou também a criação do Parcelamento Urbano Bernadete, localizado no Setor Habitacional Boa Vista, em Sobradinho. A área tem 15,75 hectares, o equivalente a mais de 15 campos de futebol. Possui capacidade para ter 715 unidades habitacionais e população máxima estimada em 2.362 pessoas.

O local ainda contempla a criação de nove lotes destinados ao comércio, prestação de serviços, instituições, indústria e residencial não obrigatório, e mais dois lotes para atender a demanda por equipamentos públicos na região.

“Vai atender muito a comunidade da região de Sobradinho, pois lá há falta de equipamentos públicos e de uma área comercial importante para as demandas da população”, informou a conselheira e relatora do processo Júnia Bittencourt, presidente da União dos Condomínios Horizontais e Associações de Moradores do Distrito Federal (Unica-DF).

*Com informações da Seduh-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA