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Renegocie suas dívidas; começa hoje o mutirão virtual
O Procon-DF, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania, vai promover mutirão virtual de renegociação de dívidas bancárias a partir de hoje, dia 20. O atendimento será por meio da plataformawww.consumidor.gov.br.
Clientes dos bancos BRB, BRBCARD, BMG e Santander vão ser atendidos entre 20 e 24 de setembro, e os do Banco do Brasil nos dias 4 a 8 de outubro. A renegociação, que é somente on-line, tem vantagem negocial em relação aos valores cobrados nas agências e correspondentes bancários.
O mutirão virtual de renegociação de dívidas possui como objetivo primordial sensibilizar os consumidores e fornecedores acerca da importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.
No momento da negociação online, o consumidor será orientado a submeter em sua manifestação junto à plataforma consumidor.gov.br, além de seus dados pessoais obrigatórios exigidos no site, os dados que identificam a origem da dívida, a data de vencimento do débito, condições originais para a realização do pagamento, contratos/faturas correlatas e eventuais comprovantes de pagamento.
Com o objetivo de não gerar aglomeração e respeitar os protocolos sanitários estabelecidos, não haverá atendimento presencial das instituições financeiras .A renegociação será realizada integralmente de maneira virtual pela plataforma consumidor.gov.br.
Confira as condições de renegociação informadas por cada instituição financeira:
Serviço
Mutirão virtual de renegociação de dívidas bancárias
Horário: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
- Banco de Brasília – BRB
Contratos que poderão ser renegociados:
Contratos em prejuízo de até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais)
Taxas e prazos
Período | Taxa (% a.m.) | Taxa (% a.a.) |
001 a 036 meses | 0,89 | 11,22 |
037 a 058 meses | 0,90 | 11,35 |
059 a 090 meses | 0,91 | 11,48 |
091 a 120 meses | 0,92 | 11,62 |
Para a renegociação, os descontos poderão ser de até 90% sobre o valor contábil da dívida. As condições de desconto irão variar conforme tempo de atraso, pagamento à vista ou parcelado e percentual de entrada.
- BRBCARD: participação de 20 a 24 de setembro de 2021
Contratos que poderão ser renegociados:
Atraso 01 a 65 dias (cartão ativo): Parcelamento de Fatura
Atraso acima de 65 dias (cartão cancelado): Renegociação de dívida
- Banco BMG: participação de 20 a 24 de setembro de 2021
Contratos que poderão ser renegociados:
Cartão de Crédito Consignado: Contratos em dia ou em atraso; Empréstimo Pessoal: Contratos em dia ou em atraso; Empréstimo Consignado: Contratos em atraso.
- Banco Santander: participação de 20 a 24 de setembro de 2021
Condições para renegociação de contratos:
Consumidores que tiverem dívidas com o Banco Santander conta corrente, cheque especial, empréstimos até 180 dias será possível a realização de renegociações, para a maioria dos casos taxas de até 2%.
- Banco do Brasil: participação de 4 a 8 outubro de 2021
Condições para renegociação de contratos:
Linhas contempladas: Cartão, CDC, Cheque Especial entre outras linhas.
Linhas não contempladas: Fies e Financiamento imobiliário PMCMV (Programa Minha Casa Minha Vida)
Negociação a prazo:
Desconto de até 50% na taxa média de juros em comparação às taxas originalmente contratadas e prazo de até 100 meses.
Negociação à vista:
Descontos de até 90% para liquidação de dívidas. (em relação ao saldo devedor atualizado)
Obs: Condições personalizadas, restritas ao público selecionado pelo Banco do Brasil e não aplicável para operações com risco ou recursos de terceiros, crédito imobiliário, dentre outras.
* Com informações do Procon-DF
Geral
Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.
» Conheça a produção em vídeo premiada
Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).
O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.
Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.
“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.
Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.
“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.
COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.
Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.
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