Geral

Estudantes da rede pública nos Jogos Paralímpicos

Publicado

em


O mérito e o esforço dos atletas e da equipe técnica envolvida com o esporte foram ressaltados pela secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, que recebeu a visita dos ex-estudantes da rede e atletas paralímpicos Leomon Moreno e Jessica Gomes Vitorino. O encontro ocorreu nesta sexta-feira, 17, na sede da pasta.

Leomon Moreno, recebido pela secretária Hélvia Paranaguá, ganhou medalha de ouro com a Seleção Brasileira de Goalball nos Jogos Paralímpicos de Tóquio | Fotos: Mary Leal/SEE

“O esporte incentiva e desperta o que há de melhor no ser humano. Não existe barreira que seja intransponível. É a busca por ser referência naquilo que se propôs a fazer. Dá muito orgulho de ver que a rede pública ajuda na formação de atletas”, frisou Hélvia Paranaguá.

“Assim como o ensino é uma construção com várias etapas, o esporte também é uma batalha diária para conquistar o resultado final. É uma felicidade ser inspiração para outros estudantes que desejam ter sucesso”Leomon Moreno, ouro com a Seleção Brasileira de Goalball nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Leomon Moreno foi ouro com a Seleção Brasileira de Goalball nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. O atleta brasiliense, de 28 anos, tem retinose pigmentar, uma patologia hereditária que causa a perda da visão gradativamente.

Sua história com o esporte foi marcada pela escola pública. Os irmãos mais velhos, que são cegos, praticavam o goalball, e Leomon seguiu esses passos. Todos foram estudantes da rede pública e receberam o incentivo da equipe escolar para a prática da modalidade.

“Os professores que passaram pela minha vida sempre me incentivaram. Assim como o ensino é uma construção com várias etapas, o esporte também é uma batalha diária para conquistar o resultado final. É uma felicidade ser inspiração para outros estudantes que desejam ter sucesso”, afirmou.

Incentivo ao esporte

Jessica Gomes Vitorino, 28 anos, foi estudante do Centro de Ensino Médio Setor Leste e também esteve nos Jogos Paralímpicos de Tóquio competindo pelo goalball, jogando como ala. A equipe feminina ficou em quarto lugar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, realizados neste ano.

A atleta nasceu com baixa visão por causa de uma catarata congênita hereditária. Aos 16 anos, viu uma apresentação da modalidade na escola e começou a praticar atividades físicas. “O esporte mudou minha vida. Fui para uma escola inclusiva e estranhei o novo mundo no início, mas logo conheci o esporte por meio da escola, que me ajudou em diversas áreas. Comecei a interagir mais e aprendi a ter muito mais independência”, relembrou.

Além da vida de atleta, ela também se formou em pedagogia e pensa em fazer o concurso da rede pública para ingressar na Secretaria de Educação. Ela sonha em auxiliar os estudantes no desenvolvimento social e esportivo.

“São vários atletas paralímpicos frutos dos nossos centros de iniciação desportiva. Começaram nos Jogos Escolares e seguem carreira no esporte. Esse trabalho é muito importante”, destacou o diretor de Educação Física da Secretaria de Educação (SEE), Marcelo Ottoline.

Jessica Vitorino, Vinicius Cyrillo e Marcelo Ottoline com a secretária de Educação

Vinicius Cyrillo é servidor da Secretaria de Educação e trabalha diretamente com o esporte na rede pública. Ele também foi recebido pela secretária Hélvia Paranaguá.

Vinicius é técnico de tênis em cadeira de rodas e treina uma das promessas de medalha para os Jogos Paralímpicos de 2024, Jade Lanai, que frequenta o Centro de Ensino Fundamental 5 de Brasília. A jovem já conquistou duas medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares em 2019 e vem se destacando na modalidade. É a primeira no ranking da categoria Junior Girls.

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA