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Série Depoimentos Cariocas traz o ex-prefeito do Rio Saturnino Braga

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O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro divulga hoje (10), às 17h, em seu canal no YouTube, mais um programa da série Depoimentos Cariocas, com memórias do ex-prefeito e escritor Saturnino Braga, que completará 90 anos de idade no dia 13 de setembro. O político foi entrevistado pela presidente do Arquivo, Rosa Maria Araujo, e falou sobre temas como os desafios que enfrentou em seu mandato como prefeito da cidade.

Saturnino foi o primeiro prefeito eleito diretamente, após a redemocratização, entre 1986 e 1988, e enfrentou grandes dificuldades financeiras que o levaram a declarar a falência do município.

O atual prefeito carioca, Eduardo Paes, fez a abertura do vídeo, convidando os espectadores a assistirem à entrevista com Saturnino. “Sua história nos ajuda a compreender como a democracia é uma conquista fundamental para o país e como devemos sempre lutar por sua preservação”, afirmou Paes. O depoimento teve ainda participações especiais do jornalista Ancelmo Gois e do advogado e ex-deputado federal Vivaldo Barbosa, que enviaram perguntas ao ex-prefeito.

Carreira

A entrevista foi feita remotamente em função da pandemia de covid-19. Saturnino Braga lembrou o início de sua carreira política, seguindo os passos do pai, o ex-deputado federal Francisco Saturnino Braga, e a relação com o ex-governador e amigo Leonel Brizola. Falou também sobre sua infância em Copacabana, na zona sul do Rio, a paixão pelo canto, que estudou na juventude, e os anos como aluno da Faculdade de Engenharia da antiga Escola Politécnica da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O político comentou ainda como acompanhou pelo rádio os combates da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e seu jingle da campanha para prefeito em 1985, que foi cantado pelo prefeito Eduardo Paes, na abertura do vídeo, e pelo próprio Saturnino, ao encerrar sua participação nos programa.

Saturnino Braga é o quarto entrevistado da série, criada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, órgão vinculado à Secretaria de Governo e Integridade da prefeitura do Rio. O programa busca registrar e difundir as memórias e reflexões de pessoas que já tiveram a cidade como objeto de inspiração no trabalho.

Antes dele, passaram pelo programa Depoimentos Cariocas o jornalista e escritor Zuenir Ventura, o antropólogo Roberto DaMatta e o compositor e escritor Nei Lopes. A próxima entrevistada, em setembro, é com a professora Terezinha Saraiva, 96 anos, ex-secretária das pastas da Educação e Cultura nas esferas estadual e municipal.

Edição: Graça Adjuto

Fonte: EBC Geral

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“Caminhos assistenciais” do Governo Federal liberam rodovias para garantir abastecimento do Rio Grande do Sul

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Prioridade é a liberação ágil de trechos essenciais para assegurar o fluxo de veículos com suprimentos, comida, oxigênio e combustível

Com mais de 400 cidades atingidas pelo alto volume de chuvas que caiu sobre o território gaúcho, o Governo Federal desenvolveu um plano emergencial para reestabelecer o fluxo viário em rotas estratégicas para assegurar o atendimento da população e impedir o desabastecimento de itens essenciais para a população do Rio Grande do Sul.

“Esses caminhos assistenciais, como estamos chamando, são para garantir salvamento e abastecimento do estado, sobretudo com oxigênio e remédio, comida e água, além da chegada de combustível, para não haver outras paralisações nesta crise e intensificarem ainda mais o sofrimento do povo gaúcho neste momento”, informou o ministro dos Transportes, Renan Filho. “É um plano de trabalho com prioridades a serem adotadas em 48 horas”.

Para isso, são usados maquinários pesados, como tratores, escavadeiras, guindastes e caminhões. Há cerca de 200 equipamentos e 600 homens atuando diretamente no estado. Em alguns pontos de rompimento de trechos de estrada, a solução é preencher as brechas com pedras para permitir a passagem dos veículos. Um dos trechos liberados é a BR 290, que liga Porto Alegre a Santa Maria e segue até a fronteira com a Argentina, por onde passa 30% do comércio internacional do país. Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), de concessionárias e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) seguem no para restabelecer o fluxo viário.

“Liberamos o fluxo na BR 290. O momento é de trabalhar pela preservação da vida, reencontro das famílias e reconstrução do Rio Grande do Sul. Nesses caminhos serão permitidos transporte de alimentos, remédios, oxigênio, combustíveis, resgates e pacientes em ambulâncias”, comentou o ministro.

Já estão liberados também trechos das BRs-116/RS, entre Estância Velha a Nova Petrópolis; de Vacaria a Campestre da Serra; e de Caxias a São Marcos. Também foi restabelecido o fluxo na BR-392/RS, de Santa Maria a Caçapava do Sul, possibilitando o acesso ao Porto de Rio Grande, beneficiando a região de Pelotas. Até esta quarta-feira (8/5), serão realizadas ainda as seguintes liberações: na BR-116/RS, sentido norte do estado, no trecho do Viaduto da Scharlau, e a ponte sobre o Rio dos Sinos.

 

Na BR-470, passagem liberada de Carlos Barbosa a Montenegro; na BR-386, a ponte sobre o rio Taquari, em Estrela e Lajeado também teve o fluxo retomado, assim como na BR-290, de Eldorado a Santa Maria, com construção de um bueiro. Já no caso da BR-158, de Santa Maria a Cruz Alta, o trânsito ainda ocorre com escolta, apenas para passagens de veículos emergenciais, pois há risco no trajeto. Trânsito liberado também na BR-448, a Rodovia do Parque.

Para o ministro, chama a atenção nesse desastre a amplitude, a velocidade com que as águas subiram e a demora no escoamento, o que dificulta o dimensionamento da crise e o atendimento. “A prioridade agora é salvar vidas, liberar vias para passagem de equipes de resgate e pronto socorro e, depois, pensarmos na reconstrução”, listou.

Rodovias liberadas e em processo de liberação

1 BILHÃO – Em reunião com parlamentares na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o ministro ainda informou que cerca de R$ 1 bilhão serão destinados pelo Governo Federal à reconstrução de rodovias federais, além do orçamento previamente destinado ao estado de R$ 1,7 bilhão.

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