Cidades

Caiado destaca “reconhecimento ao trabalho na área social” durante homenagem em Anápolis

Publicado

em


O governador Ronaldo Caiado participou, nesta terça-feira (27/07), da entrega da Comenda Gomes de Souza Ramos, em Anápolis. A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, foi uma das homenageadas. “Estou feliz e orgulhosa. Essa honraria gera uma responsabilidade ainda maior para com esse povo”, afirmou Gracinha.

“Tenho paixão por essa cidade, onde Ronaldo nasceu”, destacou a primeira-dama. Caiado salientou que a medalha concedida engrandece seu currículo, ao mesmo tempo em que o orgulha enquanto marido, anapolino e governador. “É o reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área social do Estado”, resumiu. A comenda, que leva o nome do fundador de Anápolis, é a maior honraria oferecida pela prefeitura a pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao município.

Nesta edição, uma comissão julgadora formada por 13 integrantes selecionou 34 cidadãos. Entre os condecorados estão o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o senador Ciro Nogueira, futuro ministro-chefe da Casa Civil.

Durante discurso, senador Ciro Nogueira acenou ao governador sobre a intenção de estabelecer parcerias. “Quero firmar o compromisso, governador Caiado, com o desenvolvimento do seu Estado; o senhor que é uma referência para todos nós. Estamos aqui em reconhecimento a esse grande povo do nosso querido Estado de Goiás”, declarou. “Anápolis terá sempre um lugar de gratidão e reconhecimento”, complementou presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

O governador também estendeu cumprimentos a outros agraciados e destacou a contribuição de cada um no desenvolvimento do município. “Nos últimos anos, Anápolis vive um processo de renovação sob o ponto de vista de investimentos e perspectivas. O município voltou a respirar o clima da Manchester goiana que sempre foi. Isso dá um orgulho enorme a todos nós”, pontuou.

A honraria é concedida desde 1981, sempre na última semana de julho, como parte das comemorações pelo aniversário de Anápolis. O município completa 114 anos no próximo sábado (31/07). “Essa medalha impõe muito mais responsabilidade com nossa querida cidade do que direitos”, alertou Caiado, ao reforçar a importância do trabalho coletivo em prol do progresso local.

Outros homenageados

Na atual edição, um dos diferenciais é o reconhecimento aos profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Em paralelo, a quem prestou assistência social aos cidadãos em situação de vulnerabilidade, ação coordenada por Gracinha Caiado, no âmbito do Executivo estadual.

A presidente de honra da OVG mencionou iniciativas desde que Goiás registrou os primeiros casos de Covid-19. Entre elas, a distribuição de milhares de cestas básicas durante o período de isolamento social, bem como de equipamentos de proteção individual (EPIs) e álcool em gel. Também destacou o diálogo junto às primeiras-damas municipais. “Conseguimos encontrar não uma resposta pronta, mas caminhos conjuntos para superarmos as dificuldades e avançarmos.”

Gracinha destacou, ainda, algumas iniciativas de proteção social, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o recém-lançado Mães de Goiás, que prestará assistência a mulheres com filhos de até seis anos de idade e que vivem em situação de extrema pobreza. “Sempre acreditei que meu dever seria cuidar das pessoas que mais precisavam”, comentou.

Também integram a lista de novos comendadores religiosos, políticos, membros das forças de segurança, empresários dos segmentos que impulsionam a economia local e pessoas ligadas ao esporte. O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, referiu-se aos homenageados como pessoas que têm identidade com o município. “Essa foto [dos comendadores] vai falar por si só. Ela tem a cara de Anápolis”, garantiu.

“O que vocês fizeram os trouxe aqui. Mas é preciso, daqui em diante, que façam pelo menos o dobro para justificar essa medalha”, disse o juiz Gleuton Brito Freire. “Tenham certeza de que cada um dos agraciados estará sempre trabalhando pelo social, pela cidade, pela população”, respondeu o condecorado Alexandre Baldy, ex-ministro das Cidades. 

Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereador Leandro Ribeiro; o deputado federal Adriano do Baldy; os deputados estaduais Coronel Adailton e Amilton Filho; o vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido; além de todos os homenageados com a comenda.

Fotos: Hegon Corrêa

Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA