Geral

Em quatro horas, cerca de 35 mil pessoas foram vacinadas nesta sexta (23)

Publicado

em


Um grande mutirão de vacinação contra a covid-19 foi iniciado nesta sexta-feira (23) pela Secretaria de Saúde. Até o meio-dia, as equipes já haviam vacinado cerca de 35 mil pessoas nos 96 pontos de vacinação. O objetivo do Governo do Distrito Federal (GDF) é aplicar 100 mil doses nesta sexta e no fim de semana para início do esquema vacinal (D1) e reforço (D2). Podem receber a primeira dose do imunizante que protege contra o coronavírus pessoas com 37 anos ou mais.

“Teremos postos atendendo com primeira dose; outros com primeira e segunda dose; e outros somente com segunda dose. Organizamos as nossas equipes para que possam atender sem a necessidade de agendamento, como ocorreu lá no início da vacinação. Assim, esperamos vacinar até 100 mil pessoas com a primeira dose neste fim de semana”Osnei Okumoto, secretário de Saúde

Se faz parte da faixa etária, basta comparecer a um dos postos de vacinação com documento de identidade com foto e preferencialmente o cartão de vacina. Se não tiver o cartão, um novo será entregue. Não é necessário agendar.

Para melhor organizar o fluxo da vacinação durante esses dias, a Secretaria de Saúde estabeleceu locais que aplicarão apenas a primeira dose (D1), outros apenas a segunda dose (D2) e alguns onde é possível tomar tanto de D1 quanto D2 – para quem já tiver no prazo para receber o reforço. Além disso, para agilizar o atendimento, a Saúde orienta que seja impressa e preenchida a ficha de registro de vacinação, e entregue ao servidor que receberá durante a vacinação. O formulário pode ser acessado aqui.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, alerta para o esquema de vacinação montado por técnicos da pasta. “Teremos postos atendendo com primeira dose; outros com primeira e segunda dose; e outros somente com segunda dose. Organizamos as nossas equipes para que possam atender sem a necessidade de agendamento, como ocorreu lá no início da vacinação. Assim, esperamos vacinar até 100 mil pessoas com a primeira dose neste fim de semana”, afirma.

O servidor público André Piancetini, 38 anos, foi à unidade básica de saúde 1 da Asa Norte (UBS 1) – novo ponto disponibilizado para o mutirão – para receber a primeira dose. Feliz, ele conta que a sensação é de alívio e esperança. “A vacina renova a esperança de que estamos saindo desse momento e, quem sabe, voltarmos o mais rápido possível à normalidade”, compartilha. Ele elogiou a pontualidade e a organização do atendimento.

Veja abaixo os pontos de vacinação mais e menos movimentados:

Emocionada, a economista Vanessa Rodrigues, 37 anos, disse estar muito feliz por receber a vacina. “Depois de tudo o que passamos, conseguir passar por esse momento é um privilégio. Agora é seguir com os cuidados até isso tudo passar”, afirma. Ela também recebeu o imunizante na UBS 1 da Asa Norte, que funciona na modalidade pedestre.

No drive-thru do Parque da Cidade, estacionamento 13, o movimento de carros foi intenso na manhã desta sexta-feira. Apesar da grande procura, o atendimento estava fluindo bem. O ponto contou com o apoio da Polícia Militar e do Detran para organizar os veículos no local.

Shanira Toledo, 37 anos, recebeu sua dose no drive-thru e relata o significado do momento. “É um sopro de vida. Eu só quero agradecer os profissionais da saúde que dedicaram tempo, saíram das suas casas, colocaram-se em risco, os profissionais da comunicação, todo mundo que não pôde fazer home office, todo mundo que não teve escolha, que precisou trabalhar. Agradeço do fundo do meu coração a todas essas pessoas que fizeram parte desse processo até a vacina chegar no meu braço”, agradece.

Felicidade

As irmãs Janaína Couto, 40 anos, e Iara Rabelo, 38, foram juntas ao Parque da Cidade receber a vacina. “É muito gratificante estar aqui hoje tomando a primeira dose. Somos irmãs, viemos tomar a vacina juntas, muito felizes. Agradeço esse momento tão especial”, comemora Iara.

O casal Vládia Pereira, 38 anos, e Fabrício Pereira, 43, esperou muito por esse momento. “Para mim é muito especial porque o mundo descobriu a pandemia quando eu descobri que estava grávida”, diz Vládia. Ela lembra que período da gravidez foi desafiador diante do cenário desconhecido da pandemia e agora o casal sente-se aliviado em ir para casa vacinados na semana em que a filha completa oito meses de vida. “Passamos por muita coisa nessa pandemia. A vacina é esperança para gente, sinal de que as coisas vão melhorar e voltar a ficar bem. Obrigado”, emociona-se Fabrício.

A professora universitária Mariana Matias, 37 anos, foi acompanhada do marido ao estacionamento 13 do Parque receber a primeira dose. “Isso traz a esperança de que em breve possamos voltar mais perto de uma normalidade. Agora é aguardar e voltar para a segunda dose”, reforça.

O secretário Osnei Okumoto reforça a importância de as pessoas se vacinarem e diz que, no Distrito Federal, as doses estão garantidas para toda a população. “A imunização completa ocorre somente com a segunda dose. O DF é uma das únicas Unidades da Federação que fez essa reserva”, destaca.

Funcionamento

Na sexta-feira (23), a vacinação nas unidades básicas de saúde ocorre das 8h às 17h e nos drives-thrus, das 9h às 17h. Já no sábado (24) e no domingo (25), o horário de atendimento ao público será das 9h às 17h.

Após o mutirão deste fim de semana, a população que se enquadra nos requisitos da vacinação pode continuar procurando as unidades de saúde espontaneamente para receber a primeira ou segunda dose.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA