Geral

Curso de biolavagem de carros para flanelinhas

Publicado

em


Raimundo Marques Lopes já trabalhou como ajudante de cozinha e auxiliar de pedreiro. Hoje, aos 63 anos, é guardador de carros, no estacionamento em frente a um supermercado, no Sudoeste. O vigia economiza para comprar uma Kombi usada e sonha em montar um lava jato lá mesmo, na área onde trabalha há mais de quatro anos.

Em novembro de 2020, a secretaria de Trabalho iniciou o procedimento de cadastramento de guardadores e lavadores de carros | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Como sonho não paga contas, como tão bem Raimundo já aprendeu, ele se empolga com a oportunidade de conhecer a biolavagem, um sistema de higienização de veículos automotores sem utilização de água potável. O tema é uma das matérias que serão abordadas durante o curso de qualificação profissional de guardadores e lavadores de carros, promovido pela secretaria do Trabalho (Setrab).

“Eu só sei que na biolavagem não se usa água. O resto vou aprender no curso. Vai ser muito bom conhecer isso porque quero ter a minha Kombi com lava jato e vou poder aumentar a minha renda”, enfatiza Raimundo, um dos 175 guardadores e lavadores de carros inscritos no curso de capacitação do governo.

“Eu só sei que na biolavagem não se usa água. O resto vou aprender no curso. Vai ser muito bom conhecer isso porque quero ter a minha Kombi com lava jato e vou poder aumentar a minha renda”Raimundo Marques Lopes, lavador de carros

Cadastramento

Em novembro de 2020, a secretaria de Trabalho iniciou o procedimento de cadastramento de guardadores e lavadores de carros, em atendimento a Lei nº 6.668, de 15 de setembro de 2020, que prevê a organização da categoria.

O objetivo do cadastramento é conhecer o perfil dos trabalhadores e organizá-los como categoria, identificando-os e formalizando-os, doando condições de trabalho decente e, também, dando maior segurança aos usuários dos serviços.

“Uma vez regularizados com a gente, os trabalhadores poderão receber cursos de capacitação profissional, obtendo uma prestação de serviço melhor qualificada, melhorando o atendimento e, claro, dando mais segurança ao cliente. Além disso, eles também serão orientados a como regularizar a própria situação para recolherem o INSS e serem contemplados em seus direitos”, explica o secretário de Trabalho, Thales Mendes.

Dos 2.221 trabalhadores registrados na Superintendência Regional do Trabalho, somente 878 buscaram se cadastrar. Desse total, 175 apresentaram a documentação necessária. São esses profissionais, a exemplo de Raimundo Lopes, que estão aptos a participar do curso de qualificação profissional.

Dos 2.221 trabalhadores registrados na Superintendência Regional do Trabalho, somente 878 buscaram se cadastrar. Desse total, 175 apresentaram a documentação necessária

A capacitação será realizada nos dias 2,3 e 4 de agosto. É dividida em aulas teorias e práticas, que serão realizadas no auditório da secretaria e no pátio da secretaria de Trabalho, respectivamente.

Atendimento ao público

O curso inclui as disciplinas: noção de atendimento ao público, aplicação de conhecimento básico de etiqueta social no atendimento ao cidadão, noção de comunicação não violenta e aplicação de conhecimento básico da teoria de inteligência emocional no âmbito do trabalho.

Os cadastrados terão também aulas sobre noção de educação financeira, aplicação de conhecimento de finanças familiar, noção de empreendedorismo e aplicação de conhecimento básico de microempreendedorismo, além do curso prático de biolavagem.

Os participantes receberão um crachá de identificação, colete com numeração e um kit de biolavagem, com produtos e utensílios necessários para exercerem a atividade.

Trabalhando há 23 anos como guardador de carros no estacionamento do Centro Clínico Sul, na Asa Sul, Ronaldo Queiroz de Sá, 43 anos, já utilizou a biolavagem. No entanto, ele teve que parar com a atividade por causa da dificuldade em repor os produtos.

“A recarga ficou inviável. Eu fazia o pedido e demorava muito a chegar. Quando chegava, ainda faltavam itens. Agora deve estar tudo mais organizado”, argumenta.

Para Paulo Antonio Gomes de Sousa, 52 anos, que fica em um estacionamento da QI 15, do Lago Sul, a capacitação é importante para que os guardadores e lavadores de carro aprendam a se dirigir às pessoas com cortesia e, ao mesmo tempo, saibam reconhecer os limites.

“Tem muitos vigias que não têm educação e ficam até coagindo as pessoas. Coagir é crime. Eu aprendi a me comunicar com as pessoas e a respeitar a todos”, disse Paulo Antonio.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA