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Hospitais de campanha do DF contam com simulação realística

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Os pacientes acometidos pela covid-19, uma doença nova que apresenta complicações severas, recebem atenção especial das equipes de assistência. Por conta disso, essas pessoas são atendidas por equipes compostas por profissionais multidisciplinares.

Nos laboratórios de simulação realística, os profissionais que atuam nos hospitais de campanha são preparados para agir em qualquer situação mais complicada ou de emergência | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Para qualificar ainda mais as equipes, a Mediall Brasil, gestora dos hospitais de campanha da Ceilândia, do Gama e do Autódromo, implantou em cada um deles um laboratório de simulação realística, onde estruturou um leito com bonecos e simuladores, para treinamento contínuo das equipes nesses protocolos assistenciais.

“Realizamos vários treinamentos específicos, mas, nos dias em que não há treinamento, uma equipe fica no laboratório para sanar qualquer dúvida dos profissionais durante o expediente”Leandro Queza, enfermeiro e gerente do Núcleo de Ensino e Pesquisa Regional DF da Mediall Brasil

“Este laboratório abrange todos os profissionais que estão atuando nos três hospitais para melhor capacitá-los, pois assim estarão preparados em qualquer situação mais complicada ou de emergência”, explica o enfermeiro Leandro Queza, gerente do Núcleo de Ensino e Pesquisa Regional DF da Mediall Brasil.

A ideia é conectar todos os profissionais a um mesmo caminho, numa mesma direção, voltada para a recuperação dos pacientes. O espaço fica aberto de segunda a sexta, das 8h às 18h, para atender todos os colaboradores e orientá-los com informações.

“Realizamos vários treinamentos específicos, mas, nos dias em que não há treinamento, uma equipe de colaboradores fica no laboratório para sanar qualquer dúvida que aparecer dos nossos profissionais durante o expediente”, informa.

De acordo com Leandro, são feitos levantamentos com as equipes para descobrir quais são as principais dúvidas que ocorrem durante os atendimentos. Com base nisso, são ofertadas as capacitações e treinamentos com 100% da equipe.

Um leito com bonecos e simuladores possibilita o treinamento contínuo das equipes nos protocolos assistenciais específicos para os casos de covid-19

“Depois do treinamento, nossos colaboradores fazem uma avaliação, e aqueles que não alcançam 85% de aproveitamento refazem a capacitação. É um ganho para a carreira profissional, principalmente no caso de recém-formados, e para os pacientes, que recebem atendimento cada vez mais qualificado”, avalia.

A finalidade da Mediall Brasil é capacitar os colaboradores para melhor atender os pacientes. Dentro da complexidade dos três hospitais de campanha, há mais de dez classes profissionais atuando junto a cada paciente, e são mais de 1,3 mil profissionais envolvidos nas operações das três unidades.

Treinamentos

Por meio do laboratório de simulação realística é possível realizar mais de 50 treinamentos, como manejo das vias aéreas, oxigenoterapia, infusão de medicamentos, banho de leito, ventilação mecânica, recrutamento motor e alveolar, emergências cardiológicas e manejo de paciente crítico no leito de suporte ventilatório pulmonar.

O laboratório também possibilita a realização de treinamentos em processos administrativos de gestão da segurança do paciente, dispensação de medicamentos, farmacovigilância e procedimentos assistenciais, como intubação orotraqueal e ventilação mecânica.

*Com informações da Secretaria de Saúde (SES)

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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