Distrito Federal

Vitrine FAC mostra texto dramático em canal do YouTube

Publicado

em


Projeto da Secretaria de Cultura visa dar visibilidade aos grupos locais apoiados por recursos públicos / Imagem: Divulgação/Secec

O grupo Os Dramátikos começa a fazer interpretações sobre texto dramático nesta terça-feira (9), às 21h, em canal do Youtube. É mais uma ação do Vitrine FAC, criado este ano para divulgar inciativas culturais apoiadas com recursos públicos do Governo do Distrito Federal (GDF).

São investidos R$ 98 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), gerido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). Com a aplicação desses valores, são gerados 60 empregos — 15 diretos e 45 indiretos. As verbas são destinadas à promoção de artistas que atuam no mercado local,

A readaptação dos espetáculos presenciais para o formato on-line representa uma alternativa de renda para os profissionais do setor artístico, que foi fortemente atingido pela pandemia

Prossegue a temporada on-line até o dia 15 de abril, sempre às terças e às quintas-feiras, no mesmo horário. Para a temporada on-line, as obras escolhidas estão relacionadas com o conteúdo dramático e musical do PAS/UnB (Programa de Avaliação Seriada).

Os Dramátikos surgiram há cinco anos. A alternativa permite a geração de renda em plena pandemia, o que afetou fortemente as atividades presenciais em teatros e outros locais públicos.

O grupo desenvolve um importante projeto de valorização do texto dramático, aquele que, por natureza da linguagem, necessita do corpo do intérprete para se realizar. Nesta terça, haverá a leitura do clássico “Ifigênia em Áulis”, de Euripides, poeta trágico grego, que foi apresentada pela primeira vez no ano 405 Antes de Cristo.

“É necessário ressaltar que a economia está praticamente parada e especificamente o setor cultural tem sofrido ainda mais que outras vertentes”Abetê Queiroz, ator do grupo Os Dramáticos

Readaptação virtual

A iniciativa da Secec, que previa inicialmente apresentações e oficinas presenciais, teve que ser readaptado para transmissão pela internet devido à pandemia da covid-19.

Esse trabalho é continuação de projeto permanente e independente que, há cinco anos, faz parte da programação do Teatro Goldoni, e, há um ano, é fomentado pelo poder público virtualmente. Estão previstas oficinas e leituras on-line e gratuitas, com público estimado de mais de trinta mil espectadores.

Em entrevista à Assessoria de Comunicação da Secec, o ator Abaetê Queiroz contou sobre o projeto e a importância do FAC para sua realização:

Abaetê Queiroz, em apresentação on-line: previsão é 32 mil espectadores / Foto: Divulgação/Secec

Entrevista — Abetê Queiroz 

Qual a importância desse fomento do FAC para o projeto do grupo Os Dramátikos?
É de fundamental importância. Seria impossível contratar 15 profissionais com tamanha relevância no mercado local e nacional, sem esse fomento. É necessário ressaltar que a economia está praticamente parada e especificamente o setor cultural tem sofrido ainda mais que outras vertentes. Dessa maneira, injetar dinheiro nesse projeto garante a dignidade e sobrevivência direta das pessoas envolvidas, sustenta a pesquisa e produção cultural, auxilia os estudantes de Ensino Médio e beneficia o público em geral com produtos de qualidade, seja em Brasília, no Distrito Federal, seja no mundo, uma vez que as atividades são executadas na internet.

Qual o impacto cultural e social do projeto?
É imensurável. Imaginamos que o impacto se dá na criação de público ilimitado, uma vez que é gratuito e está disponível na internet. É cultural, pois aproxima as mais diversas obras e estilos literários de toda população, com adaptações sintéticas e divertidas. É educativo, pois aborda o conteúdo dramático e musical do PAS/UnB. E, principalmente, é pesquisa de uma nova linguagem, tendo em vista que a adaptação estética do teatro para o universo on-line ainda está em desenvolvimento.

Qual o alcance do projeto? Há estimativa de quantas pessoas serão impactadas por ele?
A previsão é atingir cerca de 2.000 pessoas por vídeo, totalizando cerca de 32 mil espectadores. Além disso, as leituras são realizadas ao vivo, todas as terças e quintas-feiras até o mês de abril e arquivadas na página do Youtube do grupo Os Dramátikos, com acesso irrestrito para quem não conseguir assistir ao vivo. Os vídeos arquivados na plataforma serão todos legendados. As seis primeiras obras são destinadas aos alunos de Ensino Médio que se preparam para o PAS. As dez obras seguintes são de autores nacionais e internacionais. No mês de maio, estão previstas duas oficinas técnicas de leitura dramática, em formato on-line, destinadas ao público em geral, atores, diretores e amantes das artes.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA