Distrito Federal

Varjão celebra o 18º aniversário

Publicado

em


São 18 anos de fundação e mais de 50 de história. O Varjão, 23ª região administrativa do DF, faz aniversário nesta quinta (6) e comemora as melhorias promovidas e anunciadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) na região.

Aos 18 anos, o Varjão recebe serviços constantes de manutenção e melhoria | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Com cerca de nove mil moradores, a cidade se prepara para ganhar um novo terminal rodoviário. Já recebeu investimentos como a pavimentação com bloquetes em vários bairros e as novas paradas de ônibus ao longo da Avenida Principal. Aliás, no início do ano a via ganhou sentido único para melhorar o fluxo de automóveis e garantir a segurança de pedestres.

O Varjão também vai receber, em breve, um empreendimento da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) com 56 unidades habitacionais. Localizado na quadra 11, a construção do prédio já teve início e vai ajudar a ampliar a oferta de moradia digna para famílias com renda entre 1,5 e 3 salários mínimos.

O GDF Presente, programa do governo que reúne forças e órgãos para melhorar a qualidade de vida em todo o DF, é outro braço que apoia a melhoria da qualidade de vida dos moradores do Varjão. As equipes do programa ajudam no recolhimento de entulho espalhado pelas ruas; na manutenção de vias de asfalto e de terra; e ainda no reforço de obras de manutenção urbana, como a pintura de meios-fios, limpeza de bueiros e plantio de mudas.

“É uma sensação de dever cumprido, de conseguirmos servir bem”, explica o administrador regional do Varjão, Lúcio Rogério dos Santos. “Toda a equipe está empenhada em atender a população. Sabemos que o serviço prestado aqui é muito importante. O resultado está vindo, as pessoas se mostram felizes. Essa é a nossa felicidade.”

Para celebrar a data, a Administração Regional do Varjão promove uma série de lives com pioneiros e artistas da cidade. As apresentações serão transmitidas ao vivo no canal da administração no YouTube.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA