Distrito Federal

Vacinação de agendados para a segunda dose da CoronaVac é tranquila

Publicado

em


Secretário de Saúde Osnei Okumoto lembra que o agendamento evita aglomerações e proporciona maior comodidade,  principalmente neste período de muita chuva em todo o DF | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Começou, nesta segunda-feira (22), a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nas pessoas que optaram por fazer o agendamento pelo site da Secretaria de Saúde. No total, são 13 postos de vacinação no formato drive-thru no Distrito Federal. A lista completa dos postos de vacinação pode ser consultada aqui.

No drive-thru montado no estacionamento do shopping Iguatemi, a vacinação estava seguindo com bastante tranquilidade, tendo em vista que todos os usuários que procuraram a unidade estavam agendados.

“O agendamento evita aglomerações e proporciona maior comodidade, principalmente neste momento de muita chuva em todo o DF. Dá mais conforto e evita aglomerações como as vistas no início da campanha”, afirma o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, que esteve no local para verificar o andamento do processo.

No momento do atendimento o usuário leva impresso a ficha de cadastro preenchida, documento com foto, cartão de vacinação com o comprovante da primeira dose e o comprovante do agendamento

De acordo com Okumoto, a Secretaria de Saúde estuda a possibilidade de estender o agendamento para a marcação da primeira dose também, dependendo do quantitativo de doses que venha a ser entregue ao Distrito Federal pelo Ministério da Saúde. “Se recebermos uma boa quantidade de doses, vamos ampliar a vacinação para idosos de 78 anos e, quem sabe, agendar essa vacinação, para evitar tumultos e longas filas de espera”, destaca.

No momento do atendimento o usuário leva impresso a ficha de cadastro preenchida, documento com foto, cartão de vacinação com o comprovante da primeira dose e o comprovante do agendamento. O servidor faz a conferência no sistema no momento e autoriza a aplicação da vacina.

O fisioterapeuta Vitor Hugo da Silva, 30 anos, contou que fez o agendamento no último domingo (21) e achou a iniciativa prática e de fácil acesso. “Gostei muito de agendar a segunda dose, é bem mais rápido e prático, além de evitar filas e aglomerações”, avalia.

Para Wilma Bastos da Silva, de 84 anos, o agendamento foi maravilhoso, porque além de ser mais rápido e prático ainda é mais cômodo. “Na primeira dose eu fiquei mais de 2h30 esperando na fila, dentro do carro, até passei mal de nervoso. Agora vir aqui, com horário marcado e só chegar e vacinar é bom demais, maravilhoso”, disse.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA