Distrito Federal

Trenó do Papai Noel vai visitar todas as cidades do Distrito Federal

Publicado

em


Trenó do Papai Noel começou seu trajeto pelo Eixo Monumental | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Luzes do Natal ligadas, renas bem alimentadas e mapa no bolso. Com os preparativos finalizados, o Papai Noel já montou seu itinerário pelo Distrito Federal e visitará todas as regiões administrativas (RAs) em 2020 com seu trenó (confira arte abaixo), dentro do projeto Brasília Iluminada, lançado na última sexta-feira (18) na capital federal.

O tour do bom velhinho pelo DF foi dividido em etapas. Na primeira, por ocasião do lançamento do projeto, o Trenó do Papai Noel fez seu trajeto passando pelo Eixo Monumental.

A segunda etapa vai deste sábado (19) até o dia 25. No final de semana, a caravana natalina sai de Santa Maria e passa por Gama, Riacho Fundo II, Samambaia, Ceilândia (PSul), Sol Nascente e Taguatinga. No domingo (20) é a vez de os moradores de Águas Claras, ParkWay, Arniqueiras, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Guará receberem a visita do Papai Noel.

Devido à pandemia de Covid-19, público deverá manter distanciamento de ao menos 2 metros | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O Papai Noel segue viagem na terceira etapa, que vai de 26 de dezembro a 5 de janeiro. Sua passagem pelo Distrito Federal será encerrada na quarta etapa, durante as férias, entre os dias 6 e 17 de janeiro do próximo ano.

Natal iluminado

Além da passagem do Trenó do Papai Noel por todo o Distrito Federal, o projeto Brasília Iluminada traz um conceito diferente para o Natal de 2020. O projeto une a magia dessa época do ano com a celebração dos 60 anos de Brasília. A decoração valoriza elementos que caracterizam os traços da identidade brasiliense, como a arquitetura e o Cerrado.

O projeto compreende dez eixos: Árvore Sonho e Realidade, Árvores Decorativas, Espaço Luz, Quadrante dos Presentes, Bolas Decorativas, Túneis Flor do Cerrado e Pórticos de Entrada, Praça do Buriti, Point Cultural Céu de Brasília, Presépio Virtual Luz do Mundo e o Trenó Luz. Totalizando 415.770 metros quadrados de área implantada com todos os eixos do projeto, a iniciativa é inédita na capital.

Devido às medidas de isolamento social impostas pela pandemia de Covid-19, o público deverá manter o distanciamento de pelo menos 2 metros entre as pessoas. Será obrigatório o uso de máscara pelos visitantes e colaboradores. A programação, que prevê shows de luzes diariamente, com projeção acompanhada de música, vai até 17 de janeiro.

* Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA