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‘Tocar a Vida na Escola’ levará atividades a 360 jovens no DF

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“Saber que os jovens estudantes do Distrito Federal vão ter acesso a projetos que estimulam suas habilidades é saber que estamos trabalhando no caminho certo” Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

Em parceria com o Instituto Tocar, o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), lançaram nesta terça (25), via Google Meet, o projeto Tocar a Vida na Escola.

O objetivo é estimular, por meio da aplicação de instrumentos e estratégias pedagógicas, o desenvolvimento de potencialidades de 360 adolescentes  entre 12 e 17 anos, matriculados no Centro de Ensino Fundamental 10, no Guará II; no Centro Educacional Gisno, na Asa Norte, e no Centro de Ensino Fundamental 08, em Sobradinho II.

A proposta consiste em levar às crianças e aos adolescentes conceitos para a compreensão da importância de ter um projeto de vida, a partir do autoconhecimento, da autoestima e do reconhecimento da sua história e construção da sua identidade, na interação com suas famílias, educadores e comunidade em geral.

Arte: Divulgação/Sejus

Aulas on-line

Com o isolamento social causado pela covid-19, as aulas serão ministradas virtualmente, em uma plataforma interativa, ao longo de seis meses.

O projeto tem duração de 12 meses, podendo as atividades ocorrer de forma presencial, quando for possível o retorno às aulas.

O projeto terá ainda redes sociais criadas com a participação da equipe de trabalho formada por psicólogos, pedagogos, professores, arte-educador, terapeuta e assistente social.

Todas as atividades estão ligadas a temas voltados ao autoconhecimento, relações interpessoais e intrapessoais, respeito e empatia.

As vivências serão temáticas, dentro da perspectiva do autoconhecimento e autocuidado – técnicas de como relaxar e respirar melhor, além de práticas meditativas. Cada escola será atendida uma vez por semana.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ressalta que as parcerias fortalecem e incentivam o desenvolvimento de projetos que contribuem com a população mais vulnerável.

“Cidadania, educação e inclusão são direitos de todos”, afirma. “Saber que os jovens estudantes do Distrito Federal vão ter acesso a projetos que estimulam suas habilidades é saber que estamos trabalhando no caminho certo, com a prática das ações chegando a quem realmente precisa”.

Habilidades estimuladas

De acordo com a coordenadora do Tocar a Vida na Escola, Ray Oliveira, que já atua como voluntária há 17 anos no Instituto Tocar, os estudantes serão desafiados a cumprir atividades relacionadas a habilidades socioemocionais.

“Ao longo do meu trabalho como professora, fui testemunha de vários conflitos na escola, entre eles, bullying, automutilação, atitudes preconceituosas, conflitos de relacionamento, conflitos em casa que repercutiam no desenvolvimento cognitivo dos estudantes”, conta.

“Percebi, então, que o Instituto Tocar tinha condições de ajudar no enfrentamento à violência no ambiente escolar, aproveitando toda a sua experiência e conhecimentos sobre as emoções, o toque e o afeto na perspectiva de um futuro com adultos mais equilibrados emocionalmente”.

O projeto com o Instituto Tocar foi formalizado por meio de um Termo de Fomento – Marco Regulatório das Relações da Sociedade Civil (Mrosc) nº 25/2020 –, em parceria com a Sejus e o CDCA, publicado em edital.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

Fonte: Governo DF

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Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

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No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

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