Distrito Federal

Taguatinga Norte já tem 4 km de asfalto novo

Publicado

em


O asfalto novo em Taguatinga Norte já é uma realidade para moradores e comércio local. Após três meses de obras, já são 4 km de pavimentação pelas ruas do bairro, executada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Serão ao todo 10 km de pistas novas, com um investimento inicial de R$ 700 mil do governo.

Cerca de 2,8 mil toneladas de massa asfáltica foram empregadas até o momento na reforma e 150 empregos gerados| Foto: Paulo H Carvalho/ Agência Brasília

“Acabou a buraqueira, né? Reforma assim no asfalto, nunca teve por aqui”Nailson Ribeiro, gerente de drogaria

Os setores D, onde está a tradicional Praça do Bicalho; E e F Norte serão beneficiados com a pavimentação. O serviço nas quadras residenciais da QND e na área comercial já foi concluído. No momento, operários trabalham nas vias da QNE, que também vão ganhando “cara nova”. Cerca de 2,8 mil toneladas de massa asfáltica foram empregadas até o momento na reforma e 150 empregos gerados.

População aprova

Gerente de uma drogaria na CND 2, Nailson Ribeiro, 39 anos, revela que o movimento no comércio só melhora. Mais carros circulando e mais gente entrando nas lojas. “Acabou a buraqueira, né? Reforma assim no asfalto, nunca teve por aqui”, diz.

“Está tudo novo. Penso que podiam só colocar uma lombada, para dar mais segurança”, sugere o comerciante. A sinalização no local ainda será feita pelo Detran. Pelo menos 50 mil pessoas serão beneficiadas com a obra de recapeamento.

Segundo o administrador regional de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, são ruas que há mais de 20 anos só vinham recebendo o serviço de tapa-buraco. “A proposta agora é diferente: arrancar aquele asfalto deteriorado e colocar um novo”, observa.

O administrador acrescenta que a chamada pista do Sesi, movimentada avenida que corta a cidade e leva até o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), será outra a receber a ação nos próximos meses. “A boa aceitação das obras é unânime. A fluidez do trânsito também melhorou bastante”, aponta.

O diretor de Urbanização da Novacap, André Vaz, informa que a nova pavimentação resiste até cinco anos sem qualquer tipo de manutenção e que as obras de fresagem e recapeamento serão levadas para outros pontos do DF.

“Esse programa é fundamental para manter a funcionalidade das vias. Estamos elaborando novos projetos, que serão licitados e vão beneficiar as demais regiões administrativas”, adianta.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA