Distrito Federal

‘Sua Vida Vale Muito’, agora, é programa de governo

Publicado

em


A edição desta quarta-feira (5) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) traz, entre os destaques, a publicação, pelo governador Ibaneis Rocha, do Decreto n° 42.065, que institui a iniciativa Sua Vida Vale Muito, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), como programa de governo. O programa tem como objetivo empreender ações itinerantes, voltadas à promoção da cidadania, nas diversas regiões administrativas (RAs) do DF.

Com mais de 10 mil atendimentos em sistema itinerante, Sua Vida Vale Muito contempla várias regiões administrativas do DF | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

“É muito importante ter a presença do governador em nossas ações itinerantes” Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

Entre os serviços oferecidos, estão ações nas áreas psicossocial e de saúde, atendimento imediato ao cidadão – pelo Na Hora – e esclarecimentos jurídicos, além de atividades temáticas, de relevância social, conduzidas pelas subsecretarias da Sejus.

Sua Vida Vale Muito, conforme especificado no decreto, tem o apoio de outros órgãos e entidades governamentais , além da ajuda de parceiros e voluntários, cadastrados no programa Voluntariado em Ação.  A ação foi considerada oficializada como prestação de serviço público relevante não remunerada.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, com o governador Ibaneis Rocha, durante visita a um ponto de vacinação | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus

Após a assinatura do decreto, o governador Ibaneis Rocha visitou um dos pontos de apoio para vacinação contra covid-19, no Itapoã, e parabenizou a secretária de Justiça e Cidadania pela iniciativa. “É muito importante ter a presença do governador em nossas ações itinerantes”, declarou a titular da Sejus, Marcela Passamani.

“Isso reforça a importância de nossas políticas públicas direcionadas a toda a população do DF. Hoje é um dia especial não só para a Secretaria de Justiça, mas para todo o DF, porque agora Sua Vida Vale Muito se torna programa de governo”.

Ações já realizadas

A iniciativa Sua Vida Vale Muito já empreendeu mais de 10 mil atendimentos nas ações itinerantes, tendo percorrido diversas regiões administrativas do DF, como Itapoã, Recanto das Emas, Ceilândia, Estrutural, São Sebastião e a Rodoviária do Plano Piloto.

A população já foi contemplada com orientação psicossocial, aferição de pressão arterial, confecção de documentos – como segunda via da identidade gratuita e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – e atendimento médico, entre outros serviços de saúde. Só nas ações de vacinação contra a covid-19, já foram imunizadas mais de 4 mil pessoas no DF.

*Com informações da Sejus

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA