Distrito Federal

Sexto trecho da ligação Torto-Colorado é liberado para tráfego de veículos

Publicado

em


A obra da Ligação Torto-Colorado está na última fase, atualmente com 98% do cronograma cumprido| Foto: DER/DF

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) liberou, na tarde desta terça-feira (9), a sexta etapa da obra de ligação Torto-Colorado. Desta vez, foi concluída a alça de saída do viaduto do Taquari com sentido à pista nova e à Sobradinho, Sobradinho II, condomínios e Fercal.

Há quatro meses o acesso ao Taquari sentido Brasília foi liberado, porém este acesso sentido Sobradinho estava bloqueado até hoje para os serviços de conclusão, incluindo a sinalização, instalação de dispositivos e defensas metálicas.

Trechos que já foram liberados

Em abril de 2019 foi liberado o primeiro trecho pronto: o acesso à DF-150 por dois novos viadutos.

“Sempre com o objetivo de proporcionar maior fluidez, conforto e segurança para os cerca de 100 mil motoristas que trafegam nessa região, a cada etapa concluída fazemos a liberação do tráfego”Fauzi Nacfur, do DER/DF

No mês seguinte foi liberado o acesso do balão do Colorado ao Lago Oeste. Em setembro do mesmo ano foi liberado o 3º trecho, com 5,2 km de extensão da via marginal entre o Torto e o Colorado, no sentido Sobradinho / Brasília.

O 4º trecho liberado foi o acesso ao Taquari, seguido do 5º trecho, que foi o viaduto do Balão do Torto, que possibilita o deslocamento para quem trafega pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia/DF-003) em direção ao Eixo Rodoviário (DF-002) e à Asa Sul.

O diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Junior, disse que por ser uma obra muito grande, depois de cada etapa concluída o trecho é liberado. “Sempre com o objetivo de proporcionar maior fluidez, conforto e segurança para os cerca de 100 mil motoristas que trafegam nessa região, a cada etapa concluída fazemos a liberação do tráfego”, complementou.

“Quem mora na região norte de Brasília e acompanha o avançar das obras e a liberação das pistas para os carros já percebe uma melhora muito grande na fluidez do trânsito”, contou satisfeito o morador de Sobradinho Thiago Menezes, de 29 anos.

Histórico da obra

O LTC está na última fase, atualmente com 98% do cronograma cumprido. A 7ª e última etapa compreende a finalização do encabeçamento do viaduto Engenheiro Antônio Gomes Filho, a implantação da pavimentação asfáltica, além da instalação de guarda-corpos e da sinalização horizontal e vertical.

A obra de arte especial fará a ligação entre a DF-007 e a 3ª pista implantada na descida do Colorado, concluída e liberada no segundo semestre de 2019.

Os trabalhos estão previstos para serem totalmente finalizados em meados de abril deste ano.

Início de tudo

A obra da Ligação Torto-Colorado, iniciada em 2014, conta com 100 operários e tem investimento total estimado em R$ 90 milhões. O DER/DF já finalizou as etapas de terraplenagem, drenagem, pavimentação, colocação de meios-fios e sarjeta, além da finalização de aproximadamente 5,2 quilômetros de ciclovias. Foi executada ainda a construção de uma ponte e dez viadutos.

A conclusão das obras no Complexo Viário Joaquim Domingos Roriz, que compreende as obras da Ligação Torto-Colorado e do Trevo de Triagem Norte (TTN), aliviará o trânsito de toda a saída norte do DF.

*Com informações do DER/DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA