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Semana de ações prepara o Guará para chegada das chuvas

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Rotineiro, mas essencial. Assim são os serviços de limpeza de boca de lobos realizados todas as semanas pelas equipes do GDF Presente nas regiões administrativas do DF. Trata-se de uma ação de prevenção que evita entupimento e alagamento das galerias pluviais, ajudando no fluxo natural da água da chuva.

No Guará, na última semana, durante três dias, os trabalhos de desobstrução de bueiros aconteceram na Avenida Contorno, uma das mais movimentadas da cidade. Ao todo, quatro reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) retiraram folhas e lixo de 30 bueiros da via.

Trabalho de desobstrução de bueiros é ação preventiva essencial para evitar problemas na época de chuva | Fotos: Divulgação/GDF Presente

“Se esse trabalho de limpeza dos bueiros não é feito com frequência, vai acumulando sujeira, folhas e na época da chuva os problemas aparecem com força total, causando transtornos para a população”, comenta o coordenador do Polo Central do GDF Presente, Luciano Almeida. “É uma ação de prevenção muito importante”, destaca.

Moradora da Área Especial 04, do Guará II, Arlete Moreira Silva, 45 anos, acha fundamental o serviço de limpeza das bocas de lobos. “Não tem jeito, até por causa do vento, enche de folha mesmo. Quando não são folhas, é muita sujeira que o povo joga na rua, infelizmente”, observa a advogada. “Então é de vital importância esse trabalho de limpeza dos bueiros. Transmite segurança para a comunidade no sentido de evitar problemas futuros”, avalia.

Na última sexta-feira (29), na Praça da QI 5, os trabalhos foram de capina e roçagem em torno da quadra poliesportiva do local. O serviço de manutenção do espaço foi feito após os moradores do setor fazerem solicitação via ouvidoria. Cerca de seis reeducandos, orientados pela equipe da diretoria de obra da Administração Regional do Guará, trabalharam com afinco para deixar a quadra limpa e agradável.

Interação via ouvidoria

Para a administradora da cidade, Luciane Quintana, ouvir os anseios da comunidade é prioridade da sua gestão, assim como dar uma resposta rápida às demandas solicitadas pelos moradores. Graças a essa interação entre o poder público e a comunidade do Guará, nos últimos meses, por exemplo, sete quadras da cidade passaram por algum tipo de intervenção. “A ouvidoria é um canal fundamental para que a gestão de nossas demandas seja realizada com sucesso”, comenta. “Por meio dessa ferramenta que os moradores chegam até nós”, diz.

Serviços de retirada de entulhos foram realizados ao longo desta semana na Colônia Agrícola Águas Claras

Com ajuda de uma pá mecânica e um caminhão caçamba do GDF Presente, serviços de retirada de entulhos foram realizados também ao longo desta semana na Colônia Agrícola Águas Claras. Em três dias de operação, foram recolhidas mais de 30 toneladas de restos de material de construção misturando com mato e terra.

No meio de toda essa sujeira, visitantes indesejáveis, como cobras, gambás e muitos ratos mortos misturados entre os escombros. “Na maioria das vezes, são materiais descartados por carroceiros e até mesmo pelos próprios moradores da região”, lamenta o gerente de obras da Administração do Guará, Sinésio Veras. “A gente sempre alerta para o perigo desse descarte em terrenos baldios porque, além de doenças, atrai também animais”, alerta.

Veja outras ações executadas pelas equipes do GDF Presente:

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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