Nacional

Selo Sesc lança álbum pelos 90 anos do gaitista Maurício Einhorn

Publicado

em

O gaitista carioca Maurício Einhorn, que completa 90 anos de idade neste domingo (29), e o baixista, guitarrista e compositor Thiago Espirito Santo, 42 anos, acabam de lançar, em formato digital, pelo Selo Sesc, o álbum Afinidades, que já está nas principais plataformas de ‘streaming’ (transmissão de áudio e vídeo pela internet) e também gratuitamente no Sesc Digital (sescsp.org.br/selosesc facebook.com/selosesc twitter.com/selosesc youtube.com/selosesc sescsp.org.br/zumbido).

O álbum marca a admiração entre Maurício Einhorn e Thiago Espirito Santo, dois dos mais renomados músicos do Brasil, pertencentes a diferentes gerações. Gravada em setembro de 2021, a obra reúne 12 composições inéditas, sendo dez de Einhorn (oito em parceria com Alberto Araújo, uma com Arnaldo Costa e outra com Alberto Chimelli e Claudete Santos) e duas de Espírito Santo.

Em Afinidades, os dois artistas se inspiram em mestres musicais dos anos 1960, como Tom Jobim, Luiz Bonfá e João Gilberto. O disco é um encontro de grandes improvisadores, dotados de um dom para a expansão interpretativa de obras harmonicamente férteis, e tocam com visível prazer. “Ambos, Thiago e Mauricio, desenvolveram relações de tal forma especiais com seus instrumentos, que o baixo elétrico e a gaita viraram prolongamento de seus corpos. Como aconteceu com Charlie Parker e Sonny Rollins, por exemplo”, apontou o jornalista e crítico musical Arnaldo DeSouteiro, que assina o texto de apresentação do álbum.

Admiração

Thiago sempre foi um grande admirador de Mauricio Einhorn. Seus pais, Arismar do Espírito Santo, multi-instrumentista e compositor, e Silvia Goes, pianista e compositora, conviveram com o gaitista, inclusive nos palcos, e apresentaram sua obra ao filho quando pequeno. Em 2019, Thiago Espírito Santo convidou Einhorn para participar com o seu grupo de uma série de ‘shows’.

“Ao final de um deles, ele me entregou várias partituras”, disse o guitarrista. “Logo decidi registrar aquele material precioso. Fui ao Rio de Janeiro para escolher e estudar as músicas com ele. Foram dias muito especiais, porque sempre fui fã do Maurício. Voltei para São Paulo, fiz os arranjos e finalmente gravamos”. E concluiu: “É uma honra trabalhar com o Mauricio, sou muito fã”. Einhorn tem no repertório a composição de mais de 400 músicas.

As gravações de Afinidades contaram com a banda liderada por Thiag e integrada por Bruno Cardozo, piano acústico com acréscimo de Fender Rhodes em três faixas; Cuca Teixeira, bateria; e Jota P., revezando entre sax-tenor e flauta em três faixas. “É uma honra trabalhar com o Mauricio, sou muito fã”, assegurou Thiago.

Selo Sesc

O Selo Sesc foi criado há 18 anos e tem como objetivo registrar a amplitude da produção artística brasileira construindo um acervo pontuado por obras de variados estilos, épocas e linguagens. Este ano, a gravadora lançou também o álbum “Toda Semana: Música e Literatura na Semana de Arte Moderna” (Vários Artistas), com um apanhado da ambiência sonora, poética e musical da Semana de 22, além dos álbuns digitais Chama, do percussionista Paulo Santos; e Flor do Milênio, do Jaques Morelenbaum CelloSam3aTrio.

Edição: Aécio Amado

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook

Nacional

Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

Publicados

em

Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA