Distrito Federal

Seis drive-thrus para descarte de eletrônicos e pilhas 

Publicado

em


Na Semana do Meio Ambiente (entre 7 e 13 de junho), Brasília vai receber seis pontos (veja abaixo) para o descarte correto de resíduos eletrônicos. A população poderá descartar eletroeletrônicos de uso doméstico de pequeno e médio porte como computadores, impressoras, televisores, telefones, carregadores, pilhas gastas e eletrodomésticos. A entrega será feita no modelo drive-thru (sem sair do carro e seguindo o protocolo para evitar a disseminação da covid-19) entre 10h e 16h.

A ação ‘Drive-thru sustentável Brasília 2021’ é promovida pela Green Eletron, entidade gestora sem fins lucrativos de logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas no Brasil, pela OSC Programando o Futuro, e pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedict) do DF, em parceria com diversos órgãos governamentais.

Reciclotech

A ação faz parte do Reciclotech, programa do GDF, gerido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, que une capacitação profissional de jovens, recondicionamento de resíduos eletrônicos, doação de equipamentos, educação ambiental e preservação do meio ambiente. Os itens recebidos sem condição de uso serão reciclados, mas aqueles que possam ser reabilitados serão doados para instituições de ensino. O movimento torna-se ainda mais importante nesse momento de pandemia, em que ficou clara a vulnerabilidade de muitos estudantes pela exclusão digital.

E-lixo

Segundo um relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou, apenas em 2019, mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% disso foi reciclado. A ação visa sensibilizar a população sobre a importância e a necessidade da destinação correta deste tipo de resíduo.

Reciclagem de REEE ou e-lixo é um desafio da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os aterros sanitários, os componentes químicos prejudicam o meio ambiente caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água. Também representam um grande desperdício, já que, quando reciclados,  podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias.

Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’. No site da entidade, é possível ter acesso a informações sobre a geração destes resíduos e baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico.

Caso não consiga participar da campanha, a Green Eletron disponibiliza atualmente 27 pontos de entrega voluntária de eletroeletrônicos e 162 exclusivos de pilhas no Distrito Federal.

Serviço:

Drive-thru sustentável Brasília 2021
Informações: (61) 99231-1923 (Valéria)
Redes Sociais: @eletroniconaoelixo, @reciclotech e @sectidf

Dia: 7 de junho, segunda-feira
Local: Palácio do Buriti
Endereço: Zona Cívico-Administrativa
Horário: 10h às 16h

Dia: 8 de junho, terça-feira
Local: Câmara dos Deputados
Endereço: Anexo IV – Via S2
Horário: 10h às 16h

Dia: 9 de junho, quarta-feira
Local: Senado Federal
Endereço: Gráfica do Senado Via N2
Horário: 10h às 16h

Dia: 10 de junho, quinta-feira
Local: Tribunal de Contas da União (TCU)
Endereço:St. de Administração Federal Sul – Asa Sul Via S2 – entrada da garagem do Anexo III
Horário: 10h às 16h

Dia: 11 de junho, sexta-feira
Local: Ministério das Comunicações
Endereço: Esplanada dos Ministérios, estacionamento do Bloco R – Zona Cívico Administrativa
Horário: 10h às 16h

Dias: 12 e 13 de junho, sábado e domingo
Local: CCBB Brasília
Endereço: SCES Trecho 2 Lote 22 Edif. Pres. Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul
Horário: 10h às 16h

*Com informações da Secretaria de Ciência e Tecnologia

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA