Distrito Federal

Sedes efetiva 257 novos servidores ao longo de 2020

Publicado

em


Novos servidores vão atuar nas unidades de atendimento socioassistenciais | Foto: Arquivo/Agência Brasília

Um dos destaques da edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (31/12) foi a nomeação de mais 22 aprovados no concurso público da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Após mais de uma década de espera, a pasta encerrou 2020 com 257 novos servidores que chegaram para reforçar o atendimento à população em vulnerabilidade social.

Os 22 novos convocados vão ocupar as vagas que não foram preenchidas nas últimas nomeações para os cargos de especialista em assistência social, especialista em ciências contábeis, educador social, serviço social e direito e legislação. Também foram nomeados técnicos em assistência social, para os cargos de agente e cuidador.

As vagas não preenchidas são de candidatos que tiveram nomeação tornada sem efeito – a maioria por não ter tomado posse em tempo hábil. Duas candidatas optaram pelo reposicionamento para o final da lista de classificação para serem chamadas posteriormente, se houver novas nomeações, o que é permitido pela legislação. Todas as vagas foram abertas por vacância.

“Esses novos servidores chegam para fortalecer ainda mais a rede de proteção social do Distrito Federal” Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social

“Esses novos servidores chegam para fortalecer ainda mais a rede de proteção social do Distrito Federal, já que serão distribuídos para trabalhar nas unidades socioassistenciais, que retomam os atendimentos presenciais já na próxima segunda-feira, dia 4”, informa a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha. “Esse é um dos nossos compromissos para 2021, um ano que já começa com essa grande conquista e com muitos desafios a serem superados por nossa equipe.”

Concurso

Depois de dez anos do último concurso público, a Sedes recebeu 257 novos servidores efetivos em 2020. Foram 101 técnicos administrativos nomeados em maio, além de 72 especialistas (nível superior) e 84 técnicos em assistência social nomeados em outubro para os cargos de agente social e cuidador social (nível médio).

“Posso dizer que lutamos muito por essas nomeações, e vamos continuar trabalhando para conseguir reestruturar a secretaria”, assegura Mayara Noronha Rocha. “A Sedes tem que crescer proporcionalmente com a população do Distrito Federal.”

* Com informações da Sedes

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA