Cidades

“Santillo enfrentou o Césio. Eu, a pandemia. Em momento algum nos acovardamos.”, compara Caiado ao receber comenda

Publicado

em


O governador Ronaldo Caiado recebeu, na noite desta quinta-feira (16/12), a comenda Henrique Santillo, honraria conferida pela Câmara Municipal de Anápolis a pessoas cujas ações beneficiam o município e a população. “Santillo enfrentou o Césio. Eu, a pandemia. Em momento algum nos acovardamos. Lutamos para salvar vidas”, comparou Caiado durante a 17ª edição do evento, no Centro Cultural São Francisco de Assis.

Em seu discurso, o governador associou a homenagem recebida às semelhanças entre a sua carreira e a do ex-governador, ambos médicos por formação e que encontraram na política outra forma de contribuir com o bem-estar das pessoas. “Assim é a característica de quem, como nós, tem também o Juramento de Hipócrates. A vida está acima de tudo, é algo que tem de ser zelado”, declarou.

Caiado fez um breve balanço dos três primeiros anos de gestão. Como pontos de destaque, elencou a superação da crise fiscal herdada do governo anterior e o intenso trabalho de combate à pandemia da Covid-19 que, apesar das milhares de vidas perdidas, começa a dar sinais de controle graças ao avanço da vacinação. “Temos tudo pronto para dar a volta por cima. Vamos encaminhar um processo de retomada e de crescimento do Estado de Goiás”, pontuou.

Além do governador, outras 27 pessoas de diversas áreas de atuação receberam a comenda. “Essa homenagem nos impõe mais amor e dedicação a essa querida cidade”, disse Caiado, que nasceu em Anápolis. Ele ainda elogiou a trajetória de Santillo como “um homem que sempre dignificou a política de Goiás e teve uma postura de defesa do Estado e da saúde”.

Presidente da Câmara Municipal de Anápolis, o vereador Leandro Ribeiro afirmou que Henrique Santillo é “referência aos goianos, assim como os ex-governadores Iris Rezende e Maguito Vilela”, porque “deixou um legado maravilhoso”. Ele cumprimentou os homenageados da noite e lembrou a importância do momento, já que se trata da maior honraria conferida pelo Legislativo anapolino.

Só recebem a comenda “personalidades, das mais diversas áreas de atuação, por relevantes serviços prestados ao município e aos anapolinos”, pontuou a vereadora Thais Souza ao render homenagens ao médico e político que empresta nome à honraria. “Foi consolidador do nosso Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia)”, reconheceu. “Gostaria de uma salva de palmas para homenagear o nosso saudoso Henrique Santillo”, pediu o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, que, na solenidade, acompanhou a esposa e primeira-dama Vivian Naves, uma das condecoradas.

O gestor municipal também celebrou a boa relação da prefeitura com o Estado. “A função do político é trabalhar para e pelo povo. Temos uma aliança muito forte com o governador Ronaldo Caiado. Essa é a nova política: os gestores preocupados em cuidar das pessoas. É a forma de governar do Caiado, e a minha também. Por isso tem rendido tantos frutos”, avaliou Naves.

A comenda Henrique Santillo é direcionada pela indicação dos vereadores e pela Mesa Diretora do Poder Legislativo de Anápolis. A honraria, instituída em 2004, reverencia o médico radicado em Goiás. Destaque na política no Brasil, Santillo ocupou funções como vereador, prefeito, deputado estadual, senador, governador, ministro da Saúde, secretário da Saúde de Goiás e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Ele faleceu em 25 de junho de 2002.

Ainda na cerimônia, receberam a comenda Adenilton Coelho de Souza, Adriano Antônio Avelar, Albenzio Antônio Vento Filho, Álvaro Otávio Dantas Maia, Ana Cláudia Pereira, Carla Brant Sebba Roriz, Célio Antônio da Silveira, Celso Candido de Souza, Daiene Holanda Ferreira, Dídimo de Oliveira Costa, Edson Geraldo Garcia, Eugênio Barbosa Lourenço Dias, Geraldo Braga, José Mário Schreiner, Jossele Clauber César, Karim Nicolas Kozak, Kleiton Carlos Assis Lemos, Lídia Coelho Magalhães Lima, Luís Cláudio da Fonseca Bragança Pinheiro, Marli Eterna de Oliveira, Paulo Henrique Rodrigues Pedro, Roberson Guimarães, Sérgio Fernandes de Moraes, Venceslau Bizinoto, Vitor Hugo de Araújo Almeida, e Washington Cleyber de Oliveira.

Além de homenageados e familiares, participaram do evento o vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido; o deputado federal Adriano do Baldy; os deputados estaduais Amilton Filho e coronel Adailton; a conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Carla Santillo; o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant’Anna; os presidentes Álvaro Otávio Dantas (Associação Comercial e Industrial de Anápolis – Acia) e Marcos Rodovalho (Rotary Club); o prefeito de Abadiânia, José Diniz; o delegado federal Antônio José dos Santos; o comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Gilbert Alves; além de vereadores e lideranças políticas e religiosas da região.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA