Minas Gerais

Santa Luzia implementa diretrizes do Minas Livre Para Crescer

Publicado

em


Santa Luzia foi a primeira cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte a adotar as medidas do Minas Livre Para Crescer, programa estratégico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) que promove a liberdade econômica no estado. O objetivo é diminuir as burocracias e os custos para novos empreendimentos e, consequentemente, gerar mais emprego e renda para a população mineira.

A assinatura do decreto municipal aconteceu na manhã desta segunda-feira (10/5), no Centro Histórico do município. O evento contou com a presença do vice-governador Paulo Brant, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, do deputado federal Diego Andrade e do prefeito municipal, Cristiano Xavier.

“Hoje, Santa Luzia dá mais um passo rumo ao fortalecimento do desenvolvimento econômico. A implementação das ações do Minas Livre Para Crescer consolida o ambiente de negócios, garante segurança jurídica e mostra que o setor público é amigo de quem gera emprego e renda”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

A simplificação do ambiente de negócios em Minas Gerais garante novos investimentos e ampliação de outros. Na gestão atual, já mais de R$ 120 bilhões atraídos de empresas privadas que seguem investindo no estado. Isso garante a geração de mais de 55 mil empregos diretos.

Simplificação

O vice-governador Paulo Brant reforçou que o papel do Minas Livre Para Crescer é ajudar a todos os empreendedores. “Muitas vezes, a empresa grande possui corpo técnico para auxiliar nas diversas demandas burocráticas implementadas pelo governo. Porém, para o pequeno, as amarras são fatais. Precisamos facilitar a vida do empreendedor, garantindo um estado mais livre e garantidor de novos negócios”, disse o vice-governador.

Santa Luzia iniciou a desburocratização, sendo o primeiro município a adotar as medidas do Minas Livre Para Crescer na região metropolitana. O decreto assegura o aumento da competitividade dos empreendimentos locais, atraindo investimentos, racionalizando e otimizando as atividades em nível municipal.

Interior

A cidade de Lagoa da Prata, no Centro-Oeste, realizou na semana passada o lançamento do Lagoa Livre Para Crescer. O município criou o próprio programa de liberdade econômica, se inspirando no governo estadual. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Lagoa da Prata, Rogério Corgosinho, o projeto irá abrir novos horizontes para o crescimento e geração de empregos no município: “Formamos uma rede de parceiros em prol do desenvolvimento local e com isso surgiu o Programa Lagoa Livre Para Crescer, que tem como objetivo tornar Lagoa da Prata uma cidade mais livre para se empreender e atrativa para se investir”, disse Corgosinho.

O Governo de Minas tem implementado agendas de liberdade econômica em todas as regiões do estado. Até o momento, 70 municípios foram contatados e familiarizados com o programa, dos quais 19 já estão com os textos dos decretos municipais avançados ou prontos para publicação.

As cidades de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, e de Campestre, no Sul, também já publicaram os decretos.

Comentários do Facebook

Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

Publicados

em


Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA