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Samu ganha mais um posto-base inovador

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Os postos-base vão descentralizar os atendimentos oferecendo mais agilidade ainda  | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Referência no atendimento ágil e de qualidade às vítimas de acidentes, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF) acaba de ganhar uma nova unidade em Taguatinga. O posto-base inaugurado nesta quinta (11) fica na QNJ – Área Especial 2 e está em pleno funcionamento. Além desta, o Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou recentemente uma unidade na Asa Norte, no Plano Piloto, e prepara outras duas, uma em Samambaia e uma segunda unidade, em Taguatinga.

Atualmente, o Samu possui 22 postos-base de atendimento em todo o DF. O serviço dispõe ainda de 30 viaturas de suporte, oito de suporte avançado e um aeromédico. O serviço reúne ainda 916 servidores entre médicos, enfermeiros, rádio-operadores, técnicos em enfermagem e técnicos-administrativos.

916servidores trabalham no Samu. São médicos, enfermeiros, rádio-operadores, técnicos em enfermagem e técnicos-administrativos.

As unidades – como a inaugurada nesta quinta (11) – são construídas em contêineres. Trata-se de um projeto arquitetônico modular inovador. São equipadas com sala de descanso para os servidores, local para preparo da equipe no atendimento das ocorrências, espaço para desinfecção, higienização de viaturas e expurgo. Os postos têm capacidade de acomodar até seis servidores e acolher duas viaturas.

Além da base inaugurada na QNJ em Taguatinga, o Samu abriu recentemente um ponto fixo no Plano Piloto, na quadra 905 da Asa Norte. As demais estão previstas para serem entregues ainda no primeiro semestre de 2021, sendo uma na QNG, em Taguatinga, e a outra na Quadra 302 de Samambaia. O investimento em cada base modular gira em torno de R$ 350 mil. Os recursos são do próprio GDF e de emendas parlamentares.

R$ 350 milé o valor médio investido em cada base móvel do Samu

“Essa obra é inovadora, um trabalho maravilhoso. Tudo disposto de maneira muito operacional. Teremos além desta obra aqui, mais dez a serem entregues até o final de 2022″, destaca o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Presente na inauguração, o deputado distrital Reginaldo Veras afirmou que, como morador de Taguatinga, sente orgulho de ter colaborado com emenda parlamentar. Quem também agradeceu a entrega do GDF foi o administrador de Taguatinga, Renato Andrade. Ele destacou outras ações na cidade ao mencionar o chefe do Executivo. “Taguatinga tem tido um olhar inteligente do governador Ibaneis Rocha, porque ele entende que uma cidade com quase 250 mil habitantes merece todo o carinho. Temos recapeamento, podas de árvore, a construção deste novo ponto de atendimento aos servidores do Samu, entre outros serviços”, enumera Renato Andrade.

Novo posto-base do Samu em Taguatinga foi inaugurada nesta quarta-feira (11) | Foto: Kiko Paz/Novacap

Descentralização

O Samu tem como projeto descentralizar as bases para atender a população onde ela mais precisa e com as ocorrências mais complexas. É o que explica o diretor do Samu/DF, Victor Arimatea.

“A meta é que o Samu possa atuar de forma estratégica e esteja distribuído da maneira mais lógica possível, diminuindo a distância entre as bases e com maior proximidade nas vias de alto fluxo, além do mapeamento das áreas com maior incidência de ocorrências severas”, explica Victor Arimatea.

A instalação da unidade do Plano Piloto possibilitou o restabelecimento do repasse financeiro pelo Ministério da Saúde para custeio de duas viaturas básicas, que corresponde ao valor de R$ 315 mil anualmente. O mesmo deverá ocorrer com as unidades de Taguatinga, onde poderão ser restabelecidas três viaturas básicas e uma de suporte avançado, no valor anual de R$ 934,5 mil.

Como funciona o Samu

O atendimento do Samu é gratuito, funciona 24 horas e começa a partir do chamado telefônico pelo número 192, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação é atendida por técnicos, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas a um médico, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

As unidades móveis podem ser ambulâncias, motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e necessidade de cada situação. Elas são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo de resposta entre os chamados da população e o encaminhamento às unidades hospitalares. A prioridade é possibilitar a cada vítima um atendimento no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.

O Samu presta atendimentos em qualquer lugar, sejam residências, vias públicas e até locais de trabalho. As equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas estão prontas para atender situações de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possam levar a sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

Quando chamar o Samu:

– Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
– Em casos de intoxicação exógena;
– Em caso de queimaduras graves;
– Na ocorrência de maus-tratos;
– Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
– Em casos de tentativas de suicídio;
– Em crises hipertensivas;
– Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
– Em casos de afogamentos;
– Em casos de choque elétrico;
– Em acidentes com produtos perigosos;

Medidas a tomar em caso de acidente envolvendo carros e motos:

– Verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa às ferragens;
– Ligue para o 192 e siga as orientações do médico regulador;
– Sinalize as vias com galhos de árvore e o triângulo de sinalização do veículo;
– Em caso de acidente com motos, não toque nas vítimas, nem retire o capacete. Não dê água aos acidentados.

Fonte: Governo DF

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Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

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No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

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